CURRÍCULO PAULISTA ENSINO MÉDIO

O material pedagógico disponibilizado para o Ensino Médio é o guia de transição (caderno do professor e do aluno), material este que foi elaborado pela Equipe Técnica de Arte, juntamente com um Grupo de PCNPs de diversas Diretorias de Ensino, para este momento. Este material foi construído com base no Currículo ainda vigente.
1ª e 2ª séries – articulando as linguagens de artes visuais, dança, música e teatro em cada volume por meio de situações de aprendizagens;
3ª série – desenvolvendo um projeto contemplando uma Linguagem da arte por volume;

Solicitamos que, vocês orientem os professores a manter o foco nos materiais elaborados e já disponibilizados no link abaixo, estudando e apropriando-se deles por meio das seguintes ações:
  1. Incluir nas sondagens outros questionamentos que achar pertinente;
  2. Acessar os links indicados e incluir novos para a atividade de apreciação;
  3. Ler e fazer recortes dos textos, indicados nas atividades de ação expressiva;
  4. Incluir se necessário, ao menos, mais uma ação expressiva.
Entendemos que, desta forma, será possível manter o trabalho pedagógico focado no desenvolvimento de habilidades.

Guias de transição – Ensino Médio. Disponível em:

O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio está em fase de consulta pública, sendo de grande importância que vocês realizem ações de divulgação e motivação para que todos os professores de Arte participem das discussões.

Material – Consulta pública etapa Ensino Médio. Disponível em:

Atenciosamente,

 Equipe de Arte:
Carlos Eduardo Povinha
Daniela de Souza Martins Grillo
Eduardo Martins Kebbe

Evania Rodrigues Moraes Escudeiro


COMUNICADO NPE n°24 de 19/03/2020

Prezados diretores, professores coordenadores e professores, 

Como já é de seu conhecimento estamos iniciando o processo de consulta pública do Currículo Paulista etapa Ensino Médio. É muito importante que você participe da construção  do currículo dessa etapa da Educação Básica. Nossos estudantes também terão oportunidade de acessarem e participarem, assim solicitamos que divulguem para todos. O link para acesso é https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista  

Curso Introdutório para a etapa Ensino Médio

O Ministério Educação está disponibilizando um curso online gratuito, com objetivo de oferecer novos caminhos de aprendizagem demandados pela visão contemporânea com foco na educação integral e no desenvolvimento de um currículo orientado por competências, conforme consta nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, e consequentemente do Currículo Paulista. O curso terá certificação de 50 horas. Os cursos do AVAMEC sobre a BNCC para o Ensino Médio estão disponíveis para qualquer pessoa. 

Basta seguir as orientações abaixo:

2. Depois entrar no link http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/2763/informacoes  do curso da sua área de conhecimento . 
3. Clicar em "Inscrever". 
4. Selecionar a turma correspondente ao seu estado e pronto! 
5. Após a finalização de TODO o conteúdo e de TODAS as atividades, os certificados ficam disponíveis na aba MEUS DOCUMENTOS, somente é possível a finalização do curso se as atividades e o conteúdo estiverem concluídos

Ementa do Curso 

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as 4 áreas do conhecimento. Apresenta possibilidades de construção de projetos pedagógicos, por meio do protagonismo e cooperação. Orienta sobre os principais pontos do currículo do ensino médio, norteados pela BNCC. 

Objetivos 

Ao final, espera-se que o cursista: 

• Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas; 
• Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes - crianças, jovens e adultos; 
• Conheça as aprendizagens previstas para os estudantes do ensino médio; 
• Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.

Consulta Pública (19/03 à 19/04/2020)

Dando continuidade ao Currículo Paulista etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental homologado em agosto/2019, apresentamos agora a versão preliminar do currículo etapa Ensino Médio centrado no desenvolvimento de competências e orientado pelo princípio da educação integral.

O documento é composto por um texto introdutório que resgata as diretrizes do Ensino Médio, os textos da formação geral básica que compõe as 1.800 horas, por área do conhecimento e os organizadores curriculares que apresentam as competências, as habilidades, os campos de atuação ou unidades temáticas e os objetos de conhecimento. O documento também contém os textos dos itinerários formativos, que compõem, no mínimo, 1.200 horas, por área do conhecimento e os organizadores curriculares que apresentam os eixos estruturantes, as habilidades específicas e os pressupostos metodológicos.

Sugerimos a leitura prévia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Apresenta também o modelo diversificado e flexível que o documento deve conter (oferta de diferentes itinerários formativos) e a organização da formação geral básica por área do conhecimento. Sugerimos também as leituras e materiais disponíveis no site da EFAPE, disponíveis em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/

Também sugerimos a leitura da Lei Federal 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Você será parte importante nesse processo de construção do currículo dessa etapa da educação básica. Contamos com suas contribuições (estudantes, professores, gestores e demais educadores) para o aprimoramento deste documento, por meio de uma leitura crítica e reflexiva dos pressupostos apresentados.

Acesso ao documento de consulta pública pelo link: https://sed.educacao.sp.gov.br/questionariocurriculo/index

Atenciosamente,

Equipe do Currículo Paulista do Ensino Médio 
Diretoria de Ensino Região de Tupã
Supervisora Lucimara: 014-3404-3117 
PCNP José Rubens: 014-3404-4157


Nenhum comentário:

Postar um comentário