ARTES VISUAIS






As profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais
VERSÃO PRELIMINAR


“Chegamos ao ponto em que temos de educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem, e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda o que é, mas que alguns terão de saber amanhã.”
(Margaret Mead)



A partir do ano de 2012 o ensino de Arte para a 3a série do Ensino Médio foi inserido na matriz curricular das escolas públicas estaduais, atendendo ao disposto na Resolução SE nº 81, de 16/12/2011. No documento, as diretrizes estabelecidas consideraram a necessidade de adequar as matrizes curriculares da educação básica às diretrizes nacionais e às metas da política educacional. Atualmente, o Currículo do Estado de São Paulo apresenta uma proposta para o ensino de Arte que contempla os anos finais do Ensino Fundamental e as duas primeiras séries do Ensino Médio. Sendo assim, fez-se necessária a elaboração de orientações didáticas ao professor que ministra aulas na 3a série do Ensino Médio, como subsídios ao seu trabalho em sala de aula. Diante dessa demanda, coube à Equipe Curricular de Arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) engendrar Situações de Aprendizagem para a referida série. Com o intuito de contribuir com a tarefa, foram convidados Professores Coordenadores de Núcleos Pedagógicos (PCNP) de algumas Diretorias de Ensino, representantes da disciplina de Arte e da área de Tecnologia. Nasce assim o Grupo Referência de Arte e Tecnologia (GRAT). A partir de então, esse grupo, em conjunto com a Equipe Curricular de Arte, passou a elaborar as Situações de Aprendizagem e suas proposições, selecionando conceitos e conteúdos fundamentados na teoria do Currículo de Arte, para atender à necessidade de articulação da educação com o mundo do trabalho.
O século XXI irrompe sob a égide de relações socioculturais e novas linguagens extremamente dinâmicas, mutantes, velozes, fluidas... Internet, web 2.0, iconografia, backup, banda larga, chat, download, hyperlink, multimídia, on-line, rede social, software, site, wi-fi e tantas outras terminologias dessa era digital vêm sendo incorporadas ao cotidiano de nossos alunos. Surge o universo interativo virtual, carregado de informações e com enormes possibilidades para o conhecimento. Nesse sentido, o Currículo do Estado de São Paulo[1] também faz menção a essas questões, reforçando a relevância da alfabetização tecnológica, com vistas a preparar o aluno para a inserção em um mundo em que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Diante desse contexto e da necessidade de atender aos anseios do jovem educando prestes a se lançar ao mundo, seja dando continuidade aos seus estudos em uma universidade, seja encarando precocemente o mundo do trabalho, é que se optou por oferecer Situações de Aprendizagem que propiciem a pesquisa, a discussão, a reflexão e a identificação de algumas das profissões contemporâneas do campo da Arte, que têm interfaces em tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações expressivas que desencadeiem o fazer artístico desse aluno, possibilitando que sua poética pessoal se manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando o protagonismo. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do ano letivo, são apresentadas Situações de Aprendizagem e suas proposições para as quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – a serem desenvolvidas uma a cada bimestre.


1º Bimestre: As profissões contemporâneas do campo das artes visuais com interfaces em tecnologias digitais[2]

Como proposta para o 1º bimestre apresentamos uma sequência didática onde os alunos terão a possibilidade de desenvolver o fazer artístico, a contextualização e a fruição estética com foco nos espaços virtuais e seus ambientes colaborativos de aprendizagem, na interação entre arte e tecnologia, nos projetos poéticos individuais e colaborativos e nas profissões do campo das artes visuais com interfaces em tecnologias digitais. Para tanto, os territórios da Arte que serão trilhados são os da forma-conteúdo e do processo de criação, de maneira que os alunos sejam levados a pesquisar sobre o advento das tecnologias digitais, a ampliar a compreensão sobre como o mundo da web mudou as relações interpessoais e as relações de trabalho e a identificar quais são as profissões do campo das artes visuais existentes dentro dessa nova realidade. Momentos de ações expressivas propiciarão aos alunos investigar as potencialidades das relações entre forma e conteúdo no ambiente virtual; utilizar os conhecimentos adquiridos para produções artísticas individuais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; elaborar, realizar, mostrar e documentar as produções artísticas. Para contribuir nesse processo, serão abordados alguns conceitos e conteúdos, tais como: conceitos históricos da web; profissões do campo das artes visuais com interfaces em tecnologias digitais; web arte; processo de construção de um site etc.
Podemos pensar: existe um tempo para cada pessoa, para cada grupo ou sociedade, compreender, aprimorar, e finalmente incorporar grandes mudanças. Este tempo não pode ser determinado, ele apenas acontece na medida em que a sociedade precisa desenvolver novas técnicas, reduzir tarefas de maneira que o pensamento possa ser liberado para o desenvolvimento de novas ideias.
Ao considerarmos os intervalos de tempo para que evoluções dos primeiros conceitos pudessem ser absorvidas pela sociedade e, paradoxalmente, as mudanças que ocorrem agora e a concepção de tempo para a nova geração que considera 2010 como um “passado totalmente distante”, só podemos concluir que, no momento em que determinada tecnologia ou linha de pensamento é muito “visível e incomodante”, criamos atrito e resistimos, até o instante em que ela é incorporada e torna-se “invisível” para a sociedade e para nós mesmos.
Ciberespaço, internet, website, assemblage virtual, homepage, link, download, multimídia e tantos outros termos muito conhecidos pelos nossos alunos, campos do conhecimento invisível. É acreditando nos jovens e na sua produção cultural visual, que trazemos percursos educativos com interfaces entre arte e tecnologia, focando as profissões do campo da arte que surgiram em decorrência do uso das tecnologias digitais.

Conhecimento priorizado
Profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais, no território de processo de criação e forma-conteúdo.
Espaços virtuais abrigam ambientes interativos, especialmente criados, e propiciam reflexões e práticas educativas. Propõem situações de aprendizagem que envolvem a observação, a reflexão e a criação, elementos estruturadores, também, do conhecimento sobre diferentes profissionais do campo da arte, que trabalham com a criação de ambientes virtuais e viabilizam o encontro entre a arte e a tecnologia.
Nesse sentido os conteúdos priorizados serão:
Conceitos históricos da web;
Web Arte;
Profissões no campo da arte com interfaces em tecnologias digitais;
Webdesigner;
Iconografia;
Processos poéticos colaborativos;
A interação entre arte e tecnologia digital;
Espaços de criação: material e virtual;
Construção de site.

Competências/Habilidades
Investigar, por meio da experimentação, quais os percursos para a construção poética de um ambiente virtual;
Estabelecer a diferenciação entre as camadas de estruturas de um site (páginas, hyperlinks);
Operar com os conceitos de bi e tridimensionalidade durante o processo de criação de sites.

Registro/Avaliação
Registrar é uma prática que merece toda a atenção, pois se trata de uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente. O registro é um recurso eficaz para auxiliar o educador a melhor conhecer os seus alunos, perceber mais claramente os seus progressos, proporcionando uma maior segurança no ato de avaliar. Além disso, o mesmo possibilita ao educador rever sua prática pedagógica no sentido de adequá-la às necessidades dos educandos. É uma forma de documentar o percurso, o processo de construção das aprendizagens, pontuando as experiências, as pesquisas, os textos, as reflexões, as experimentações, as poéticas pessoais ou em grupos, em outras palavras uma amostragem do que se fez e o que se pensa sobre o que se fez.
Sendo assim, a ideia é que você, professor, faça seus registros do percurso em um diário de bordo, um espaço reflexivo onde podem ser registrados os depoimentos dos alunos, as avaliações, as dificuldades encontradas, os avanços, as observações realizadas no desenvolvimento das Situações de Aprendizagem e suas proposições.
Os alunos também deverão ter seus registros, suas anotações das impressões em relação às proposições vivenciadas em um portfólio e nele deixar registrados os seus trajetos de estudos.
Ao final da sequência didática aqui apresentada, espera-se que os alunos tenham aprendido a criar sites e que neles também fiquem registrados os percursos da aprendizagem, tornando-se mais uma forma de mostrar suas produções. Propomos que você, professor, do mesmo modo, crie o seu site de conteúdo cultural (arte e suas linguagens) e “alimente-o” com as pesquisas e produções dos seus alunos.


Proposição para Sondagem

Professor, o mundo contemporâneo provoca o pensar sobre as possíveis articulações entre arte e tecnologia digital. Inicialmente sugerimos que faça uma roda de conversa com seus alunos, refletindo e discutindo sobre o uso das tecnologias através dos tempos e o hábito cotidiano atual de navegar na internet. Questione-os sobre as profissões do campo da arte que surgiram ou se modificaram com as novas tecnologias digitais. Será importante nesse momento o registro da conversa para que as informações sejam sistematizadas e sirvam de diagnóstico para o desenvolvimento do trabalho.
Apresentamos algumas questões que problematizam o assunto e contribuem para orientar a discussões e reflexões em sala de aula:

Como vocês se comunicam nos dias atuais? Vocês conhecem o sistema de correio e de telefonia de sua cidade? Já escreveram uma carta ou cartão postal? Vocês sabem como surgiu a internet? O surgimento da internet modificou o mundo? Como seria a comunicação no mundo hoje, sem Internet? A internet facilita ou dificulta o cotidiano das pessoas?
Quais recursos expressivos eram utilizados pelos artistas até meados do século 20? Quais são os utilizados atualmente? A tecnologia digital modifica a produção artística? Por quê? Quais produções artísticas das artes visuais podem ser criadas com a utilização das tecnologias digitais? Quais artistas você conhece que utilizam a tecnologia digital em seu processo de criação? Artistas de todas as linguagens artísticas podem se utilizar das tecnologias digitais nas suas produções?
Que profissionais vocês conhecem que se utilizam das tecnologias digitais para o desenvolvimento do seu trabalho?
Em quais sites vocês costumam navegar? Quais os objetivos de um site? Quais profissionais estão envolvidos na construção de sites que navegamos diariamente na internet? Que profissão se modificou ou se adaptou com o surgimento da internet?

A partir das suas observações, promova a ampliação dos conhecimentos dos seus alunos, sem perder o foco no conhecimento priorizado, ou seja, as profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais.

Lição de casa
Depois de finalizada a roda de conversa, como subsídio para os trabalhos da próxima aula, solicite aos seus alunos que façam uma pesquisa na internet sobre as profissões do campo da arte relacionadas às tecnologias digitais e que estão envolvidas na estruturação de uma website, bem como os elementos que constituem suas páginas (layout; cores; hyperlinks; navegabilidade; seus conteúdos). Solicite que tragam os resultados das pesquisas (textos impressos, recortes de revistas, desenhos, colagem, etc.) e observações, pois serão socializadas.
Para a proposição seguinte, será necessário que você, professor:
§  Assista ao vídeo que trata, por meio de uma reportagem, da profissão do webdesigner (disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/v/webdesign-e-boa-oportunidade-no-mercado-de-trabalho/843080/ - Publicado em 18/06/2008);
§  Pesquise sites referentes às linguagens da arte (artes visuais, dança, música e teatro);
§  Pesquise fontes de informações sobre o profissional “webdesigner” em revistas, livros, textos, sites etc;
§  Faça cópias das páginas dos sites pesquisados, utilizando a tecla “print screen” do teclado do computador e imprima as imagens geradas;
§  Providencie rolo de barbante ou novelo de lã colorida, tesoura, cola e fita adesiva, que serão utilizados na confecção do varal.

OBS: esses dois últimos itens serão utilizados na Situação de Aprendizagem 1 – Proposição 2.


Situação de Aprendizagem I: Ação expressiva no papel

Proposição 1: Compartilhando as pesquisas
Para instigar as ações dessa proposição, sugerimos que exiba para os alunos o vídeo http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/v/webdesign-e-boa-oportunidade-no-mercado-de-trabalho/843080/.  Nele, é abordada, de forma breve, algumas questões sobre a profissão webadesigner. Em seguida, organize a sala em cinco grupos para que os alunos socializem as pesquisas feitas.
Para balizar as socializações, analise com seus alunos os sites que foram pesquisados, observando: quais as diferenças entre eles referentes ao layout, as cores, aos hiperlinks, a navegabilidade, seus conteúdos etc.; quais suas intencionalidades; quais os públicos alvos; e outras questões que julgar importante e/ou que surgirem durante a análise. Nessa ação já estarão sendo introduzidas, de forma implícita, as reflexões sobre a profissão web designer e as responsabilidades do profissional dessa área.

Proposição 2: Armazenamento em  nuvens
Será que todos os alunos sabem como funciona o armazenamento em “nuvens”? Converse com eles sobre esse conceito, conte-lhes que hoje é possível deixar boa parte dos nossos arquivos eletrônicos como textos, fotos, músicas, vídeos etc. – acessando-os a partir de qualquer dispositivo com acesso à web. Diga-lhes que o armazenamento em discos virtuais serve, também, para compartilhar arquivos e dados e que dessa forma os trabalhos colaborativos se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem"; que o uso desse ambiente é considerado mais viável do que o uso de unidades físicas (Pen Drive, CD, DVD, HD etc.) Pergunte-lhes se conhecem algumas das opções existentes (ex: Dropbox, Google Drive e SkyDrive); se fazem uso desses recursos; se os consideram como  recursos seguros; quais as vantagens e desvantagens na utilização desse modelo de armazenamento.
Professor, nessa proposição será construído um “varal”. Retome com seus alunos os materiais da pesquisa solicitada após a sondagem, como tarefa de casa. Diga-lhes que os materiais obtidos na pesquisa serão pendurados no varal, simulando a ideia de armazenamento e “navegação em nuvens”. Nesse varal também serão afixadas as cópias das páginas dos sites pesquisados por você.
Para a execução dessa proposição, divida a turma em quatro grupos. Afixe os fios dos varais pelas quatro paredes de sala e peça para que cada grupo se responsabilize pela construção de uma parte do varal.
Varal construído..., é hora de observar o resultado. Durante a observação, questione os alunos, chamando a atenção para que analisem qual a relação que se pode estabelecer entre o varal construído e o armazenamento em nuvem? Como ficou a distribuição iconográfica, as cores e o layout? Quais hiperlinks chamaram mais atenção? Quais profissões são apontadas? Quais dessas profissões estão envolvidas na construção de websites?
Com esta proposição esperamos estimular a percepção dos alunos sobre a existência e a diferenciação das camadas que compõem a estrutura de um site.

Proposição 3: Wireframe  
Professor, nesta etapa a proposta é que os estudantes, por meio da elaboração de um wireframe, iniciem sua vivencia de construção de uma website. Diga-lhes que wireframe é um desenho básico, uma espécie de rascunho, sem cores ou imagens, elaborado para organizar os elementos que, neste caso, entrarão na composição da página da internet.
Mostre-lhes algumas imagens de wireframe, faça com que observem as linhas simples que mostram a colocação de elementos numa página web. Lembre-os de que o wireframe é só o esqueleto, ou seja, a organização do espaço, pois é na elaboração do layout que serão definidas as imagens e cores.
      





 Em continuidade, divida a turma em cinco grupos. Para quatro dos grupos determine uma linguagem da arte (artes visuais, música, dança e teatro) e diga-lhes que cada grupo fará o desenho, o esboço de uma página de um site cujo conteúdo será cultural e tratará de arte e das suas linguagens. Para o quinto grupo ficará a incumbência de elaborar a página inicial do site. Entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo e peça para que façam o wireframe.
Proporcione aos alunos um momento de leitura e análise das produções como forma de visualizarem o que foi contemplado em cada uma das páginas esboçadas e a articulação entre os conteúdos.

 Lição de casa
Professor solicite que os grupos tragam na próxima aula os seguintes materiais: revistas que tratem de diversos assuntos e que possam ser recortadas, tesoura, cola, canetas hidrográficas, giz de cera, tinta guache, pincéis, novelos de lã colorida, barbante, suportes como cartolina, papel pardo, papelão, pois os mesmos serão utilizados na próxima proposição. Para que não ocorra imprevistos por falta de material, sugerimos que você, também, seu próprio kit com os mesmos itens solicitados aos alunos.

Proposição 4: Website site no papel
Nesta etapa, vamos vivenciar a criação de um website no papel e experimentar, de forma concreta, os percursos e as ações poéticas como se estivéssemos em um ambiente virtual.
Professor, usando a mesma formação dos grupos da Proposição 3, retome o wireframe produzido por eles e a linguagem artística de que cada grupo ficou responsável. A encomenda agora é construir uma página de um website tendo como base o wireframe elaborado. Peça que utilizem como suporte para a criação da página uma cartolina, ou papel pardo ou papelão nas mesmas dimensões. Para a execução do layout com os conteúdos da página os alunos devem pesquisar, nas revistas que trouxeram, conteúdos e imagens relacionados à linguagem artística que ficaram responsáveis na elaboração do esboço. Os demais materiais solicitados poderão ser utilizados para a definição do layout. O grupo que ficou responsável pela criação da página inicial do site, deverá estar atento aos demais grupos a fim de verificar quais os links poderão ser criados para estabelecer a conexão com as demais páginas. Para tanto, solicite que um membro do grupo “visite” os demais grupos e colha as informações necessárias para essa tarefa. Da mesma forma, a recomendação serve para os demais grupos, isto é, as páginas de cada linguagem devem conter links para as demais.



Situação de Aprendizagem II: Ação expressiva artística

Proposição 1: Navegando pelo site de papel
Chegou a hora de experimentar os percursos das cinco páginas criadas pelos alunos. Desocupe o centro da sala de aula, deslocando as carteiras para as laterais – se preferir faça a experimentação no pátio ou em outro lugar da escola que julgar adequado. Coloque o suporte que representa a página principal do site no centro da sala (sobre uma carteira ou mesa ou preso em um pedestal) e disponha as outras páginas espalhadas pelos cantos. Sugerimos que as páginas não fiquem muito próximas uma das outras, para facilitar a visualização dos resultados. Agora a proposta é que você solicite a participação dos alunos. Peça para que, um de cada vez, pegue um rolo de barbante e prenda a ponta do fio em um dos links da página principal e prenda a outra ponta em um dos links de uma das outras páginas que ele escolher. Esse mesmo aluno poderá, em seguida, fazer mais uma conexão com outra página ou voltar para a página principal, prendendo o fio em cada página que “visitar”. Terminado esse processo outro aluno pega o rolo de barbante e faz a mesma dinâmica, escolhendo o conteúdo que gostaria de conhecer. Professor, fica a seu critério quantos alunos farão esse percurso, pois dependerá da sua dinâmica de organização do tempo para a tarefa. Se a classe que você estiver trabalhando for muito numerosa, as escolhas poderão ser feitas pelos grupos, onde cada grupo poderá escolher mais de um percurso de cada vez. Como uma forma de registrar quantas vezes cada página foi visitada nessa proposição, simulando um “contador de visitas”, sugerimos que os alunos registrem os acessos fazendo uma pequena marca em um espaço reservado em cada página. Discutir e refletir com os alunos os resultados dessa contagem será uma excelente oportunidade de identificar os “atrativos” de cada página, verificando formas de melhorar seus conteúdos e assim atrair mais visitantes.

Proposição 2: Refletindo sobre percurso trilhado – navegabilidade

Navegabilidade em um site é fator fundamental, "é a propriedade, ou capacidade, que a interface do site possui de facilitar ao usuário chegar ao seu destino da maneira o mais eficiente possível. Corresponde à qualidade da estrutura viária que dá acesso ao conteúdo das informações no site." (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre). A navegabilidade é um elemento muito importante em todo site e deve ser igual em cada parte do mesmo. É um elemento da usabilidade que deve ser levado em conta na hora de planejar qualquer website.

Professor, este agora é um excelente momento de provocar atitudes reflexivas nos seus alunos. Pensar sobre o percurso trilhado nas proposições anteriores possibilitará aos alunos analisar suas produções e avaliar os resultados, principalmente no que se refere às questões navegabilidade entre as páginas do site que criaram em papel.

Para fomentar a discussão considere as seguintes questões:
    Quais eram os objetivos das experimentações?
    Ficou clara a ideia de armazenamento em nuvem?
    O resultado visual obtido após a experiência de linkar os conteúdos de uma página a outro, por meio de fios de barbante, nos remete a que?
    Podemos comparar o percurso do barbante a uma conexão virtual? O que sabem sobre fluxo de informações em rede?
    Além do webdesigner quais outras profissões foram mencionadas durante o desenvolvimento das proposições?
    Que diferentes intencionalidades um site pode ter?
    O que um site com uma boa navegabilidade deve ou não deve conter em suas páginas?

Para essa última questão discuta com seus alunos as seguintes dicas:
§   No site não deve haver muitos "voltar", o usuário pode não saber aonde está indo, causando uma perda de confiança. Se colocar algum voltar é recomendável que coloque "voltar a..." e a seção aonde vai o link;
§   O menu deve estar bem visível em todas as páginas do site. Nele coloque links às principais seções do site;
§   Deve haver uma forma de chegar diretamente à página principal a partir de todas as páginas;
§   Estruture as páginas do site de tal maneira que o usuário nunca tenha que usar os botões "Atrás" e "Adiante" do navegador, a não ser para sair do seu site. Também não deve haver páginas perdidas, ou seja, que não se comuniquem com nenhum link ao demais espaços do site;
§   Se uma seção do site tem seções temáticas grandes, coloque um menu adicional (em outro sentido que o principal) que leve às diferentes páginas de tais seções;
§   Também é bom que o site tenha um pequeno menu de acesso rápido. Este deve ser menor e levar a lugares importantes como a página principal ou a de contato. Não deve ter mais de três links;
§   Coloque os links bem visíveis para que o usuário não os tenha que buscar;
§   Conseguir uma forma para que se possa chegar a todas as páginas do site através de qualquer página seria o ideal.

Todas essas reflexões provocam os saberes adquiridos pelos alunos durante o processo. Devemos elaborar outras tantas questões a partir de observações feitas por você professor, durante as proposições. Cada turma apresenta diferente saberes, portanto perceber, identificar e instigar outros saberes é nosso dever.
A avaliação em forma de discussão do processo vivido se apresenta como um espaço de estudo, pois sistematizam os conhecimentos que podem passar despercebidos, caso não se torne conscientes.

Situação de Aprendizagem III: Ação expressiva virtual

Proposição 1: Criando o site de conteúdo cultural
As proposições realizadas até aqui mostram um percurso para a construção de um site, onde poéticas individuais e processos colaborativos se fundiram no final da experimentação. O caminho percorrido pelos alunos permitiu o levantamento de várias hipóteses e aumento do repertório a respeito da construção de páginas da web. É importante que os alunos possam ampliar esses saberes, instigando-os a produzir um site na sala de informática da escola.
Professor agende a sala ambiente de informática da escola com antecedência, verifique se os computadores estão funcionando, quantos podem ser usados e peça ajuda aos estagiários do Programa Acessa Escola.
Mantendo os grupos das proposições, os alunos farão a transposição da experiência lúdica para a virtual, utilizando os elementos da linguagem visual e as tecnologias digitais.
A proposta agora é a construção de um website utilizando o Webnode, um sistema de criação de site, gratuito e de fácil utilização. Para auxiliar o processo de aprendizado utilize o tutorial (em anexo), pois ele é uma ferramenta de ensino/aprendizagem composto por imagens que exibem o passo a passo dos procedimentos para a construção do website.

Situação de Aprendizagem IV: Síntese e Avaliação

Proposição 1: Olhar sobre o processo vivido.
Professor, chegamos ao final da sequência didática e um olhar cuidadoso sobre o processo vivido se faz necessário. Em cada proposição, discussões, reflexões e aprendizagens foram salientadas. A formação dos alunos envolve diferentes aspectos, entre os quais conceitos, competências e habilidades estão em destaque. Para o acompanhamento individual dos alunos, solicite a cada um que faça um registro reflexivo, que revele o seu olhar para o processo experienciado, a fim de elaborar uma análise. Esse registro deve ser feito de maneira pessoal, onde seja exposta a sua visão sobre todo o processo vivido, comunique o que praticou, de forma a possibilitar o pensar, refletir, rever o que sabe e o que ainda não conhece e o que necessita aprender. Para tanto, deverá utilizar como referência o seu portfólio. Diga-lhes que esses registros serão publicados no seu site, professor, assim como os demais registros feitos durante todo o processo e materiais coletados durante as pesquisas (fotos, imagens, textos).


Glossário

AssemblageTermo grego trazido à arte em 1953 pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet. O vocábulo é usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A ideia básica da Assemblage é a de que qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte e que, embora díspares e produzam um novo conjunto, não perdem o seu sentido original. Trata-se de uma proposta de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo.

BackupTermo inglês que tem o significado de cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. É um procedimento altamente recomendável devido a frequência com que se perde informação digital, seja por ações despropositadas do usuário ou mau funcionamento dos sistemas.
Atualmente é muito comum haver a disponibilização do serviço de backup por servidores online, sendo alguns dos mais famosos dropbox, icloud ou google docs. O backup online tem a vantagem de permitir o acesso aos dados guardados a partir de qualquer computador com acesso

Banda Larga – Denominação utilizada para qualquer conexão à Internet que possua velocidade superior à velocidade padrão dos modems atualmente utilizados (56 kbps - kilo/mil bit’s por segundo) o que permite transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web. A Internet Banda Larga surge como uma evolução tecnológica de transmissão de dados à crescente exigência e necessidade do usuário em obter conexões cada vez mais velozes. Essas novas tecnologias vêm revolucionando os meios de comunicação e lazer no mundo da informação.

ChatTermo que em português significa conversação é nome popular que foi dado para o IRC (Internet Relay Chat). O IRC ou chat é o encontro virtual onde pessoas podem se encontrar e conversar em tempo real através de mensagens escritas, participando de conversas em particular, ou em grupo. Normalmente, isto é usado como forma de passatempo. Existem duas opções para bater papo: uma é a Webchat, onde temos uma página web, que permite a você estabelecer uma conversa com outros usuários que estiverem na mesma página naquele momento; a outra opção requer um programa especial  instalado no seu computador e no computador dos usuários com quem você irá “bater papo”.

Ciberespaço – Termo criado em 1984 pelo escritor norte-americano Wiliam Gibson e depois empregado em larga escala pelos criadores e usuários das redes digitais. Denominação dada ao ambiente de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento. Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores, por exemplo.

DownloadTermo que significa transferir (baixar, em português) dados entre um computador qualquer e o seu, onde esses dados podem ser uma música, um filme, um arquivo de texto e até mesmo este artigo que você está lendo no momento. É um procedimento muito comum e necessário quando o objetivo é obter dados disponibilizados na internet. Os arquivos para download podem ser textos, imagens, vídeos, programas, etc.

Hyperlink – (ou simplesmente link) é uma ferramenta de redirecionamento da web, é ele que permite o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e a movimentação rápida dentro de um texto longo. Um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Com freqüência, o destino é outra página da Web, mas pode também ser uma figura, um arquivo multimídia, um documento, um endereço de email ou um programa.

Multimídia – O termo “multimídia” nasce da junção de duas palavras: “multi”, que significa vários, diversos, e “mídia”, que vem do latim “media”, e significa meios, formas, maneiras. Em informática, significa a técnica para apresentação de informações que utiliza, simultaneamente, diversos meios de comunicação, mesclando texto, som, imagens fixas e animadas. Sem os recursos de multimídia no computador, não poderíamos apreciar os cartões virtuais animados, as enciclopédias multimídia, as notícias veiculadas a partir de vídeos, os programas de rádio, os jogos e uma infinidade de atrações que o mundo da informática e internet nos oferece. O uso do termo multimídia nos meios de comunicação corresponde ao uso de meios de expressão de tipos diversos em obras de teatro, vídeo, música, performances etc.

On-line – O termo on-line, ou online (em português significa "em linha" ou "conectado"), é um termo com origem inglesa e que se popularizou com o advento da Internet. Pode ser utilizado para designar ou caracterizar várias situações e em diversos contextos. Estar online pode designar uma pessoa que está ligado à Internet, a uma BBS, ou qualquer outra rede informática. Pode também designar um programa ou um dispositivo informático que esteja activado e com capacidade de comunicar com um outro computador ou rede de computadores. Pode ainda designar um web site (ou qualquer outro conteúdo informático) que esteja disponível para ser acedido em tempo real a partir de outros pontos da rede.

Rede Social – Grosso modo, redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário – uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.

Software – O termo foi criado na década de 1940 e é um trocadilho com o termo hardware. Hardware, em inglês, significa ferramenta física. Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele. É composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado. Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado. O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora etc.

Web – Palavra inglesa que significa teia ou rede. Com o aparecimento da internet o significado da palavra ganhou outro sentido, passando a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Para tal, é necessário ligação à internet e um navegador (browser) onde são visualizados os conteúdos disponíveis. São exemplos de navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera etc.


Web 2.0 – O termo se refere a uma suposta segunda geração de serviços de internet. Como toda forma de classificação histórica, não podemos dizer exatamente quando termina ou começa este período cronologicamente. Mas a observação destes padrões de comportamento na rede pode ser saudável do momento em que colabora com a organização de idéias e conceitos em uma indústria nova e particularmente complexa por sofrer agressivas mutações — justamente por estar ainda em sua fase embrionária. A expressão Web 2.0 foi primeiramente cunhada pela empresa americana O’ Reilly Media, em 2004, e desdobrou-se em uma séria de conferências e livros atingindo grande popularidade nas comunidades de desenvolvimento web. Uma observação de padrões em comum de negócio e tecnologia em uma variedade de projetos web que estão surgindo levou a dita cuja classificação Web 2.0.

Web Arte – Atualmente, a Web Arte apresenta-se como uma expressão com linguagem ainda em definição. Muito do que é produzido para a Internet, ainda parte de conceitos oriundos de outros meios já existentes, como a pintura, a fotografia, o cinema e o vídeo. E em alguns casos, a influência vai além do conceito: semelhanças formais - linhas, formas e cores - acabam se apresentando também. Atualmente, as releituras e citações de artistas de períodos anteriores são práticas consagradas nas poéticas artísticas contemporâneas e muito do que é produzido com fins artísticos para a rede possui estes princípios. Além de possuir fortes bases em outros meios já existentes - especialmente na pintura - a Web Arte estabelece uma verdadeira troca com sua versão de arte aplicada: o webdesign. Enquanto alguns designers buscam que suas criações com intuitos comerciais ofereçam um aspecto muito mais expressivo e autoral - desejando criar um estilo particular na confecção de sites - os artistas da rede, por sua vez, buscam nas soluções do design de tratamento de imagens e nos mesmos softwares de criação, os elementos necessários para viabilizar os seus trabalhos artísticos. Para muitos, não existe uma fronteira muito bem definida entre Web Arte e webdesign: os impressionantes usos de técnicas - em geral, animações em Flash (software utilizado para animações e aplicações na Internet) - dotadas da primazia de domínio técnico, acabam recebendo um equivocado status de arte. 

Webnode – uma plataforma de criação e gerenciamento de sites que podem ser cadastradas em contas gratuitas ou pagas. As contas gratuitas cadastradas na plataforma tem diversos recursos para personalizar de forma simples os sites criados através de um painel de edição, além de oferecer diversos templates (modelos de páginas de internet), wigtes(atalhos inseridos no site para programas de serviços e utilizadades), sistema de feed (forma de divulgação e distribuição de conteúdo na internet) e códigos em Javascript/Html (linguagens de programação).


Website – Palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar).  No contexto das comunicações eletrônicas, website e site possuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço. Há diversos tipos de websites disponíveis na internet: institucionais, informativos, pessoais, comunitários, etc. Cada website possui um objetivo, de acordo com o público ao qual é direcionado. É o propósito do site que direciona o trabalho do Webdesigner (profissional que cria o website). Na página ou páginas de um website podem ser colocados textos, imagens, vídeos ou animações digitais. Estas páginas são carregadas através do protocolo de rede HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e são visualizadas através de um navegador (browser). Um website pode apresentar uma forma estática, sendo a sua extensão .html porque utiliza a linguagem ou código HTML; ou uma forma dinâmica, interativa, sendo as linguagens JavaScript e PHP as mais utilizadas.

Wi-fi – é a abreviação da palavra “wireless fidelity”, cuja tradução para a língua portuguesa significa “sem fio”. Trata-se de uma rede de comunicação que utiliza recursos tecnológicos que despensa a utilização de cabos de rede. Essa comunicação se dá por transmissão de sinais de frequência de rádio, ou sinais de infravermelho. Wi-fi também é uma marca registrada da empresa Wi Fi Alliance que certifica equipamentos que utilizam dispositivos de rede local sem fios.








Referências Bibliográficas

ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B., Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.  Acesso e m10/10/2010,
ARROYO, Miguel G., Oficio de Mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.
BURNISKE, R.W., Literacia no Ciberespaço, Minion, 2002.
CARVALHO, A. A, Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores, Universidade do Minho, Portugal, Manual de Web 2.0 para professores, 2009.
___________ Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e Ferramentas Online aos LMS. Revista de Ciências da Educação, 03, pp.25-40, 2007.

CAPPA, M. E. Informática Educacional – Espaço em Construção, Centro Universitario Claretiano, Batatais, 2007.
CAPPA, M.E. WEB 2.0 - O Conhecimento Invisível, PUC-RJ - 2010 http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod086396/Tur130496/img_upload/MariaEmiliaCappa_vfinal.pdf 
CENPEC, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Educarede:, 2006, 5v (Coleção Educarede: Internet na Escola);Conteúdo v.1 – Educarede: inclusão digital na escola; v.2  Ensinar com Internet; v.3 Sala de Informática: uma experiência pedagógica; v.4 – Letras e teclado: Oficina de textos na Web; v.5 – Comunidades virtuais: Aprendizagem em rede. Disponível em 20/08/2010: http://decampinasoeste.edunet.sp.gov.br/nrte/frameset.htm
DEMO, P, Habilidades do Século XXI, Boletim Técnico do SENAC, Rio e Janeiro, v. 34, n2, maio/ago 2008. Acesso em 30/07/2010 http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. Acesso  em 23/07/2010:  http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a13n27.pdf
________Transgressão e Mudança na  Educação, Porto Alegre, 1998.
LEVY, P. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves, Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. Disponível em 20/09/2010.  http://www.scribd.com/doc/26388044/O-que-e-o-Virtual-Pierre-Levy
________ As Tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa, Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. Disponível em 20/09/2010.  http://www.scribd.com/doc/17394163/As-Tecnologias-da-Inteligencia
________ Cibercultura, Tradução de Carlos Irineu da Costa, Rio de Janeiro, Editora 34,  1999. Disponível em 20/09/2010.  http://www.scribd.com/doc/11036046/Cibercultura-Pierre-Levy em 20/09/2010
 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb

MORAES, M. C. O., Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Apreendidas. Revista Brasileira de Educação, Nº 1, 1997.
MORAN, J. M. e ALMEIDA, M. E. B., Integração das Tecnologias na Educação. Acesso em 31/07/2010.
MOTA, J. C. Da WEB 2.0 ao E-Learning 2.0: Aprender na Rede. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Aberta em Portugal no ano de 2009.Consulta em 20/05/2010  http://orfeu.org/weblearning20/cap1
MOTA, M; MESQUITA, A. Fractais a Linguagem do Caos, Anais do Clube Militar, Naval, edição de julho, ‘1991.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação.  Editora Brasiliense: São Paulo, 1985.  Acesso:  http://www.din.uem.br/ia/a_correl/iaedu/menu_logo.htm.
PORTAL DO PROFESSOR – MEC - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
PORTAL EDUCAREDE, http://www.educarede.org.br/
PRIMO, Alex. Os aspectos relacionais das interações na Web 2.0. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Compós, Agosto 2007.
PROINFO- Programa Nacional de Informática na Educação
REVISTA GALILEU, Edição nº 221, A internet esta deixando você burro? Pag. 38 a 47. Agosto 2010, Editora Globo, São Paulo, SP.
__________________ Edição nº 232, Quem controla você na internet? Pag. 46 a 57. Novembro 2010, Editora Globo, São Paulo, SP.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
STRECKER, Marcos .Jornal Folha de São Paulo, 14/08/2007. São Paulo, Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, página, data de publicação do jornal com o mês abrevia

SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. Tradução de Rodolpho Azzi, São Paulo, 1972 (Coleção Ciências do Comportamento) Editora Pedagógica e Universitária Ltda, EPU,
Logo: computadores e educação.  Acesso em 09/10/2010
VALENTE, J. A. O professor no ambiente LOGO: Formação e atuação. Campinas: Unicamp, 1993.
______________Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In Almeida, M.E.; Moran, J. M.,Integração das tecnologias na educação. Brasilia: MEC/SEED,  2005, p. 22-31. 
______________Prado, M. E. B. B; Almeida, M.E.B., Educação a Distância Via Internet: Formação de Educadores, AVercamp, 2003.
WIKIPÉDIA, Enciclopédia Virtual em Construção Colaborativa (Notas de Rodapé), acesso em 2010, http://www.wikipedia.org.br







[1] SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. p. 21.
[2] A sequência aqui apresentada é apenas uma sugestão que poderá, a critério do professor, ser adaptada de forma a atender à sua realidade escolar. Recomendamos apenas que o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula se inicie por ela, pois entendemos que a mesma dará suporte ao desenvolvimento das demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário