As profissões contemporâneas do campo da arte com
interfaces em tecnologias digitais
VERSÃO PRELIMINAR
A partir do ano de 2012
o ensino de Arte para a 3ª série do Ensino Médio foi inserido na matriz
curricular das escolas públicas estaduais, atendendo ao disposto na Resolução
SE nº 81, de 16/12/2011. No documento, as diretrizes estabelecidas consideraram
a necessidade de adequar as matrizes curriculares da educação básica às
diretrizes nacionais e às metas da política educacional. Atualmente, o Currículo
do Estado de São Paulo apresenta uma proposta para o ensino de Arte que
contempla os anos finais do Ensino Fundamental e as duas primeiras séries do
Ensino Médio. Sendo assim, fez-se necessária a elaboração de orientações
didáticas ao professor que ministra aulas na 3a série do Ensino Médio, como
subsídios ao seu trabalho em sala de aula. Diante dessa demanda, coube à Equipe
Curricular de Arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB)
engendrar Situações de Aprendizagem para a referida série. Com o intuito de
contribuir com a tarefa, foram convidados Professores Coordenadores de Núcleos
Pedagógicos (PCNP) de algumas Diretorias de Ensino, representantes da
disciplina de Arte e da área de Tecnologia. Nasce assim o Grupo Referência de
Arte e Tecnologia (GRAT). A partir de então, esse grupo, em conjunto com a
Equipe Curricular de Arte, passou a elaborar as Situações de Aprendizagem e
suas proposições, selecionando conceitos e conteúdos fundamentados na teoria do
Currículo de Arte, para atender à necessidade de articulação da educação com o
mundo do trabalho.
O século XXI irrompe sob
a égide de relações socioculturais e novas linguagens extremamente dinâmicas,
mutantes, velozes, fluidas... Internet, web
2.0, iconografia, backup, banda
larga, chat, download, hyperlink,
multimídia, on-line, rede social, software, site, wi-fi e tantas
outras terminologias dessa era digital vêm sendo incorporadas ao cotidiano de
nossos alunos. Surge o universo interativo virtual, carregado de informações e
com enormes possibilidades para o conhecimento. Nesse sentido, o Currículo do
Estado de São Paulo[1]
também faz menção a essas questões, reforçando a relevância da alfabetização
tecnológica, com vistas a preparar o aluno para a inserção em um mundo em que a
tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Diante desse
contexto e da necessidade de atender aos anseios do jovem educando prestes a se
lançar ao mundo, seja dando continuidade aos seus estudos em uma universidade,
seja encarando precocemente o mundo do trabalho, é que se optou por oferecer
Situações de Aprendizagem que propiciem a pesquisa, a discussão, a reflexão e a
identificação de algumas das profissões contemporâneas do campo da Arte, que
têm interfaces em tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações
expressivas que desencadeiem o fazer artístico desse aluno, possibilitando que
sua poética pessoal se manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando
o protagonismo. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do
ano letivo, são apresentadas Situações de Aprendizagem e suas proposições para
as quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – a
serem desenvolvidas uma a cada bimestre.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
http://portal.mec.gov.br/seb
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA
EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas
tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini;
coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
[1] SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de
São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. p. 21.
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