TEATRO




As profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais
VERSÃO PRELIMINAR

A partir do ano de 2012 o ensino de Arte para a 3a série do Ensino Médio foi inserido na matriz curricular das escolas públicas estaduais, atendendo ao disposto na Resolução SE nº 81, de 16/12/2011. No documento, as diretrizes estabelecidas consideraram a necessidade de adequar as matrizes curriculares da educação básica às diretrizes nacionais e às metas da política educacional. Atualmente, o Currículo do Estado de São Paulo apresenta uma proposta para o ensino de Arte que contempla os anos finais do Ensino Fundamental e as duas primeiras séries do Ensino Médio. Sendo assim, fez-se necessária a elaboração de orientações didáticas ao professor que ministra aulas na 3a série do Ensino Médio, como subsídios ao seu trabalho em sala de aula. Diante dessa demanda, coube à Equipe Técnica de Arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) engendrar Situações de Aprendizagem para a referida série. Com o intuito de contribuir com a tarefa, foram convidados Professores Coordenadores de Núcleos Pedagógicos (PCNP) de algumas Diretorias de Ensino, representantes da disciplina de Arte e da área de Tecnologia. Nasce assim o Grupo Referência de Arte e Tecnologia (GRAT). A partir de então, esse grupo, em conjunto com a equipe técnica de Arte, passou a elaborar as Situações de Aprendizagem e suas proposições, selecionando conceitos e conteúdos fundamentados na teoria do Currículo de Arte, para atender à necessidade de articulação da educação com o mundo do trabalho.
O século XXI irrompe sob a égide de relações socioculturais e novas linguagens extremamente dinâmicas, mutantes, velozes, fluidas... Internet, web 2.0, iconografia, backup, banda larga, chat, download, hyperlink, multimídia, on-line, rede social, software, site, wi-fi e tantas outras terminologias dessa era digital vêm sendo incorporadas ao cotidiano de nossos alunos. Surge o universo interativo virtual, carregado de informações e com enormes possibilidades para o conhecimento. Nesse sentido, o Currículo do Estado de São Paulo[1] também faz menção a essas questões, reforçando a relevância da alfabetização tecnológica, com vistas a preparar o aluno para a inserção em um mundo em que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Nesse contexto e diante da necessidade de atender aos anseios desse jovem educando prestes a se lançar ao mundo, seja dando continuidade aos seus estudos em uma universidade, seja encarando precocemente o mundo do trabalho, é que se optou por oferecer Situações de aprendizagem que propiciem a pesquisa, a discussão, a reflexão e a identificação de algumas das profissões contemporâneas do campo da arte, que têm interfaces em tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações expressivas que desencadeiem o fazer artístico desse aluno, possibilitando que sua poética pessoal se manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando o protagonismo. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do ano letivo, são apresentadas Situações de Aprendizagem e suas proposições para as quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – a serem desenvolvidas uma a cada bimestre.


4º Bimestre: As profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais.

Como proposta para o 4º bimestre apresentamos uma sequência didática em se propõe o estudo sobre algumas das profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais, procurando garantir aos alunos momentos de produção, reflexão e fruição estética, por meio de processos educativos que percorrerão os territórios dos saberes estéticos e culturais, materialidade e processo de criação. Serão desenvolvidas pesquisas e experimentações em teatro, atuando com processos colaborativos na criação/produção artística e seus registros. Assim, durante os estudos e nas ações expressivas, os alunos serão solicitados a utilizar os conhecimentos sobre a linguagem teatral adquiridos nos anos anteriores da sua escolaridade, sendo instigados a pesquisar e identificar as estruturas que envolvem a montagem de um espetáculo teatral de animação e os profissionais nela envolvidos. Também serão levados a operar com diferentes ferramentas digitais – editores de textos, apresentação multimídia, Software, sites, rede social – nas pesquisas e nos registros das ações vivenciadas, proporcionando uma relação de proximidade com o fazer artístico e possibilitando a construção de novos significados estéticos.
Com a utilização de uma metodologia de pesquisa orientada da web (WebQuest), disponível no Anexo I deste documento e no site “Pedra Virtual” http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/, os alunos investigarão algumas das profissões do campo do teatro que tenham interfaces em tecnologias digitais.
Em seguida, dentro de um processo de criação coletiva, também pesquisarão sobre o Teatro de Animação e os profissionais que se utilizam das tecnologias digitais na produção e apresentação de um espetáculo teatral desse gênero. Os resultados das pesquisas e experimentações subsidiarão o processo de criação, que serão compartilhados por meio de recursos multimídia.
Dessa forma, pretende-se ampliar, por meio de pesquisas e estudos, os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem do teatro e a diversidade do campo de atuação dos profissionais envolvidos na produção de um espetáculo teatral; profissões com funções técnicas, de comunicação e imagem, artísticas e administrativas.
Durante os estudos serão destacados os profissionais que exercem funções artísticas e técnicas, dentre elas o dramaturgo, o bonequeiro, o iluminador, o sonoplasta, o cenógrafo, o aderecista, o ator-manipulador/animador e o chefe de audiovisuais. A intenção é propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de: investigar por meio de pesquisas as profissões existentes no campo do teatro necessárias para a produção de um espetáculo de Teatro de Animação; reconhecer as profissões existentes no campo do teatro para compreender a atuação desses profissionais no mercado de trabalho; perceber as influências do uso da tecnologia digital nas cenas teatrais, característica de uma nova teatralidade; observar as tendências cênicas apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais, em diálogo com a poética pessoal e processos coletivos e/ou colaborativos.
Durante o desenvolvimento das proposições, serão utilizados os softwares: Audacity e Virtual DJ, na abordagem da sonoplastia; Software Educacional “Vamos Escrever!: projetos de escrita interativa” para criação de roteiros e Movie Maker para edição áudio-visual.

Conhecimentos priorizados
  Saberes Estéticos e Culturais. Compreender os conceitos estudados e sua relação com a produção de um espetáculo teatral de animação. Percorrer este território possibilita o estudo sobre a origem dessa modalidade teatral e sua trajetória até a contemporaneidade, ampliando as possibilidades de pesquisa sobre as profissões relacionadas à sua produção.
  Materialidade. O diálogo entre matérias e ferramentas na construção de personagens, cenários, figurinos e adereços.
  Processo de criação. Poética pessoal e de processos coletivos e/ou colaborativos; produção de um espetáculo de animação.

Nesse sentido os conteúdos abordados serão:
   Percursos de experimentação (dramaturgo, bonequeiro, iluminador, sonoplasta, cenógrafo, aderecista, ator-manipulador/animador, chefe de audiovisual);
   Procedimentos criativos (experimentação de materiais – escrita e adaptação textual; sonoplastia; cenografia; iluminação; efeitos cênicos; confecção de figurinos, adereços e bonecos de animação; edição de vídeo; criação de personagem);
   Suportes e ferramentas tecnológicas digitais (inserção e edição de imagens, vídeos, sons; criação de roteiros).

Competências/Habilidades
  Investigar e reconhecer as profissões existentes no campo do teatro, necessárias para a produção de um espetáculo teatral, compreendendo a atuação desses profissionais no mercado de trabalho;
  Operar com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário poético;
   Utilizar os conhecimentos sobre tecnologias digitais na produção teatral.


Registro/Avaliação
Registrar é uma prática que merece toda a atenção, pois se trata de uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente. O registro é um recurso eficaz para auxiliar o educador a melhor conhecer os seus alunos, perceber mais claramente os seus progressos, proporcionando uma maior segurança no ato de avaliar. Além disso, o mesmo possibilita ao educador rever sua prática pedagógica no sentido de adequá-la às necessidades dos educandos. É uma forma de documentar o percurso, o processo de construção das aprendizagens, pontuando as experiências, as pesquisas, os textos, as reflexões, as experimentações, as poéticas pessoais ou em grupos, em outras palavras uma amostragem do que se fez e o que se pensa sobre o que se fez.
Pensando sobre o percurso em sala de aula, durante o desenvolvimento das situações de aprendizagem de teatro, propomos, inicialmente, a utilização da ferramenta Webquest, criada para este fim e disponibilizada no site Pedra Virtual –  http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/.
Professor, webquest é uma metodologia de pesquisa com orientações didáticas na própria web utilizando recursos encontrados no espaço virtual, enriquecendo assim com as informações da própria web transformando-as em conhecimento. Geralmente é elaborada por um professor – este publica questões e orientações sobre as tarefas a serem realizadas desenvolvendo habilidades cognitivas dos alunos.
O grupo de trabalho criado no Facebook por você, professor, durante a Sequência Didática de Dança, servirá de repositório dos registros das pesquisas realizadas na Webquest, também para postarem os vídeos-espetáculos que serão produzidos ao final da Situação de Aprendizagem II deste material, bem como um espaço de divulgação das ações exitosas no desenvolvimento das proposições.
O site Pedra Virtual, elaborado durante a realização da Sequência Didática de Artes Visuais, servirá de suporte para publicação de textos de apoio teórico, orientações pedagógicas, reflexões e seletiva de produções realizadas pelos alunos nesta Sequência Didática de Teatro.

Sondagem


Proposição 1 – roda de conversa
Professor, para despertar nos alunos o interesse por uma atividade profissional relacionada ao campo do teatro, é interessante que você converse com eles sobre a produção de um espetáculo teatral e as profissões/funções relacionadas a esse campo. Explique que essas profissões estão divididas em quatro eixos e que também podem se utilizar das tecnologias digitais para a sua produção:
    Profissões com funções técnicas;
    Profissões com funções artísticas;
    Profissões com funções de comunicação e imagem;
    Profissões com funções administrativas.

Para orientá-los na realização desta proposição, no Anexo II deste material e no site Pedra Virtual – http://pedravirtual.webnode.com/teatro/quadro-de-profissões, você encontrará um quadro com a lista dessas profissões e nos Anexos III e IV as definições e as funções das mesmas na produção de um espetáculo teatral.
Professor, para enriquecer ainda mais o debate acerca das profissões, propomos que faça os seguintes questionamentos:
    Das profissões citadas, qual(is) você conhece e/ou já ouviu falar?
    Existe em seu bairro ou na sua cidade cursos de formação para este campo de atuação profissional? Em caso negativo, onde poderíamos buscá-la?
    A tecnologia digital transformou a criação e/ou ação desses profissionais?
    Você já participou de uma produção teatral? Em qual função? Relate sua experiência nesta função contando o caminho trilhado (pesquisa, ensaio, equipamentos manipulados, tecnologias digitais utilizadas...).
    Você sabe o que é teatro de animação? Já assistiu algum espetáculo dessa modalidade artística?
    Quais companhias de teatro de animação você conhece?

Em seguida, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a atuação dos profissionais da área do teatro, a partir das vivências de seus projetos poéticos, sugerimos:
    Pesquisa e estudo sobre as profissões e funções envolvidas na produção de um espetáculo teatral;
    Pesquisa e estudo das tecnologias digitais utilizadas na produção de um espetáculo teatral;
    Pesquisa e estudo sobre Teatro de Animação (definição, modalidades, companhias etc.).

Proposição 2 – Webquest
Neste momento, propomos que leve os alunos até a Sala de Informática, organizando-os em grupos e distribuindo para cada um os seguintes temas de pesquisa:
·        Tema 1 – Profissões com funções técnicas; Profissões com funções de comunicação e imagem; Profissões com funções artísticas; Profissões com funções administrativas.
·        Tema 2 – Tecnologias digitais utilizadas na produção de um espetáculo teatral;
·        Tema 3 – Teatro de Animação (definição, modalidades, companhias etc.)

Para responder a essa pesquisa, solicite aos alunos que acessem o site Pedra Virtual – http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/ e respondam às questões da Webquest. Os slides produzidos ao final dos questionamentos da Webquest deverão ser publicados no grupo do Facebook.
Em seguida, para a realização do Seminário, que também está proposto na Webquest, organize um cronograma que contenha o dia, a ordem e o tempo destinado a cada uma das apresentações.
Os temas pesquisados subsidiarão as experimentações criativas na produção e edição do vídeo que registrará os espetáculos teatrais produzidos durante o desenvolvimento das proposições desta Sequência Didática.

Situação de Aprendizagem I: Ação expressiva

Professor, para essa situação de aprendizagem propicie um momento de reflexão junto aos seus alunos sobre o percurso já trilhado por eles na linguagem teatral. Como estímulo para essa reflexão, sugerimos que exiba o vídeo Recreio com História: teatro : Parte I. É possível fazer o download dos vídeos no Banco Internacional de Objetos Educacionais – MEC http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/MEC/14152 e também no site Pedra Virtual http://pedravirtual.webnode.com/teatro/videos/ (Vídeo 1: Recreio com História:  Mateus e Vídeo 2 - Recreio com história – Aline)
Para reproduzir o vídeo é necessário que o computador tenha o plugin do Windows Media Player. Se o computador não possuir o plugin, é possível fazer o download nos links indicados.

Proposição 1: Vamos escrever!?
Professor, existem diversas modalidades de teatro de animação: sombra, varas, bonecos (fantoches), objetos, mamulengos, luvas, mãos etc. Utilizaremos nesta Sequência Didática a modalidade “animação de objetos”,  justificando-se pelo fato do teatro de objetos ser do nosso tempo, pois nasceu no final do século XX; também pela proximidade com os alunos, visto que, a partir de objetos manufaturados, reconhecíveis por todos, feito a partir de coisas comuns e até mesmo descartadas com o cotidiano é possível falar de suas realidades.
É hora de propor aos alunos que se organizem em duplas para a escrita de um texto teatral (narrativa utilizando o Software Educacional – “Vamos escrever!: projetos de escrita interativa”). No Anexo V, deste material, disponibilizamos a ficha técnica deste software, e no site Pedra Virtual o tutorial completo: http://pedravirtual.webnode.com/teatro/tutoriais/
Agende com antecedência a Sala de Informática da escola e oriente os alunos sobre quais temáticas para o texto atendem melhor à sua realidade escolar e aos seus interesses.
Professor, para complementar as orientações aos alunos na criação do texto teatral, já disponíveis no Software Educacional (ícone “Ajuda”), apresentamos os seguintes itens:

1.    Tente visualizar ao máximo cada cena, seus detalhes e sua veracidade.
2.    Pergunte-se: O QUE?; COM QUEM?; QUANDO? ONDE ACONTECE? POR QUE ACONTECE? São perguntas que norteiam o desenvolvimento da história.
3.    Observe que no teatro O COMO (as coisas acontecem) é mais importante do que O QUE (acontece).
4.    Procure revelar sua história e os personagens aos poucos, construindo as ações com calma, respeitando o início, meio e fim (conflito, clímax e desfecho).
5.    Após o clímax não perca muito tempo, o expectador pressente ou já sabe o que virá.
6.    Um personagem é uma força dentro da história.
7.    Diálogo dramático é um diálogo onde o que é dito por um personagem afeta intensamente o outro, deve conter metáforas e retórica (no sentido de argumentação).
8.    O conceito de texto dramático está entrelaçado com a estrutura dramática ou enredo no decorrer da escrita merecendo desta forma, atenção ao tema e sua abordagem do começo ao fim.
9.    Oriente os alunos a salvarem os arquivos criados, os mesmos serão utilizados nas próximas proposições.

Professor, para a Proposição 2,  solicite aos alunos que tragam de casa, materiais e objetos diversos, tais como: papéis variados e coloridos, cola, tesoura, barbante, varetas, fita adesiva, garrafas pet, pedaços de tecidos, sacolas plásticas, papelão, embalagens plásticas, fitas, lã, botões, bolinha de isopor, tintas, pincéis, objetos do cotidiano (coador de chá, colher, pá, espanador) etc., que serão utilizados na criação de personagens, figurinos e adereços, de acordo com o texto teatral criado nesta proposição.
Proposição 2: Criando personagens
Este é o momento de criação, experimentação e manipulação de materiais.
Retomando as duplas de alunos que escreveram os textos teatrais na proposição anterior, organize-as em grupos de forma a garantir que cada grupo seja formado por quatro duplas.
Assim divididos, cada grupo deverá selecionar um dos roteiros produzidos pelas duplas que o compõe, como também qual modalidade do Teatro de Animação (sombra, boneco, vara, luva, dedo, fantoche...) irão utilizar para produção dos personagens.
Oriente os alunos, nesta etapa de produção/criação, para a caracterização dos personagens, explique como podem ser produzidos os olhos, bocas, expressão das sobrancelhas, cabelos, figurino, etc., se necessário, leve para sala de aula imagens da Internet, recortes de revistas, fotografias entre outros.

Proposição 3: Preparando o espaço cênico
 Professor, nesta proposição contemplaremos as profissões de sonoplasta, iluminador, cenógrafo e aderecista, profissionais, dentre outros, responsáveis pela composição do espaço cênico.
Continuando o trabalho com os mesmos grupos de alunos, oriente-os para que, considerando o roteiro escolhido e os personagens criados, pesquisem os objetos, sons, musicas, imagens, materiais e equipamentos que serão utilizados na produção do teatro de animação, levando em conta a especificidade das profissões.
Agende com antecedência a Sala de Informática da escola e oriente os grupos a se dividirem em subgrupos de trabalho. Cada subgrupo ficará responsável por uma profissão:

Subgrupo 1 – Sonoplasta:
Materiais a serem pesquisados: músicas, sons, trilhas sonoras (trilha branca)
Pensando no roteiro proposto, os alunos vivenciarão o processo de criação de um sonoplasta, os grupos utilizarão os softwares Audacity e o Virtual Dj (tutoriais apresentados na Situação de Aprendizagem Música) para a edição de som , áudio e efeitos sonoros para compor o teatro de animação.

Subgrupo 2 – Iluminador:
Materiais a serem pesquisados: canhões de luzes, lâmpadas, refletores, lanternas, projetor multimídia, spotlight, strobo.
É importante que os alunos percebam pela pesquisa, que o profissional de iluminação faz uso de um projeto a fim de determinar quando será utilizada a mesa de luz (dimmers), o jogo de luzes (utilização de películas coloridas ou gelatina, spotlight, strobo) ou blackout.

Subgrupo 3 – Cenógrafo:
Materiais a serem pesquisados: imagens, vídeos.
Ao pesquisar a profissão do cenógrafo, os alunos devem criar esboços, mapas de palco, croquis. Distribua folhas de papel sulfite, lápis e borracha aos membros do grupo para que possam produzir o esboço de seu projeto cenográfico.

Subgrupo 4. – Aderecista:
Materiais a serem pesquisados: adereços de cena (flores, mobiliário, etc.)
Para a pesquisa dos materiais a serem utilizados em cena, o aluno deverá atentar para o roteiro da peça, troca de cenários (se houver) e a dinâmica dos personagens em cena.

Situação de Aprendizagem II: Teatro de animação

Proposição 1: Ensaio geral
Professor, nesta proposição contemplará a profissão de ator-manipulador/animador. Este é o momento para transformar tudo que foi produzido: roteiro, personagens, cenário, sonoplastia, iluminação em um espetáculo teatral de animação. Os grupos devem dividir as tarefas, organizar o espaço cênico trazer os personagens e ensaiar o texto.
Antes da próxima proposição solicite aos alunos que tragam para sala de aula: notebook, máquina digital, celular, tablet, filmadora, microfone, tripé ou base para fixar o equipamento de gravação, cabos de dados dos equipamentos digitais.

Proposição 2: Em CENA a Ação
Professor, chegamos ao momento da gravação do teatro de animação. Peça aos grupos que selecionem e organizem um espaço na sala de aula ou em outro local da própria escola que utilizarão como palco do teatro de animação.
Passos sugeridos para a gravação (organização do espaço cênico):
       Organizar o cenário em uma mesa plana;
       Dispor os personagens à mesa de acordo o roteiro criado;
       Dispor os objetos para a iluminação;
       Dispor o aparelho de gravação em um local fixo (tripé ou suporte).

Proposição 3 –  Edição
Professor, nesta proposição os alunos utilizarão o software Movie Maker para a edição do vídeo gravado (tutorial disponibilizado no site Pedra Virtual http://pedravirtual.webnode.com/teatro/tutoriais/ ).
Para a edição, oriente os grupos sobre algumas das etapas de edição:
       Junção dos atos;
       Inserção de sonoplastia;
       Inserção de efeitos;
       Inserção de títulos e legendas...

Após a conclusão da edição do vídeo do teatro de animação oriente os grupos a postarem os vídeos no grupo criado no Facebook.

Síntese e Avaliação

Professor, estamos chegando ao final dos trabalhos e um olhar cuidadoso sobre o processo vivido se faz necessário. Apresentamos uma Sequência Didática onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o fazer artístico, a contextualização e a fruição estética. Agora é hora de rever as produções e refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos alunos envolvendo diferentes aspectos, entre os quais conteúdos, competências e habilidades estão em destaque.
Prepare o ambiente de modo que facilite a exposição/exibição dos trabalhos. Para isso, você vai precisar de computador, projetor multimídia, tela de projeção (Kit Móvel) e conexão, uma vez que as produções estão publicadas em ambientes virtuais.
Escolha um representante de cada grupo para socializar essas produções.
Em seguida faça uma roda de conversa e formule algumas questões sobre aspectos relevantes que você observou durante todo o percurso das situações de aprendizagem, entre elas:
   Além das profissões de dramaturgo, iluminador, cenógrafo, sonoplasta, aderecista, figurinista, ator-manipulador/animador quais outras profissões ligadas ao teatro foram observadas no desenvolvimento dos trabalhos?
   Como a tecnologia digital contribui de forma significativa para essas profissões?
   Quais foram os facilitadores e os dificultadores desse trabalho?





GLOSSÁRIO

Ator manipulador/animador – ator que manipula personagens dando vida podendo utiliza-se do seu próprio corpo como suporte para o boneco.

Blackout – ausência de luz na cena (não podendo ultrapassar o tempo de 10 segundos).

Bonequeiro - Fabricante de bonecos e fantoches para manipulação.

Dimmers – controle de intensidade da luz.

Hardware - é a parte física do computador, são os equipamentos, periféricos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. Exemplos: impressora, monitor de vídeo.

Movie maker - é um software de edição de vídeos da Microsoft que possibilita o usuário doméstico a adicionar efeitos de transição, de áudio, animação e textos personalizados (títulos, legendas, créditos etc).

Peopleware – O usuário, a pessoa que utiliza os softwares e hardwares com determinada intencionalidade.

Plugin - Um plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas. Um exemplo comum de plugin é o Flash Player que é um visualizador de programs escritos em flash. Outro muito comum é o plugin para Java. É uma programa que permite executar aplicações Java muito usadas pelos sites de bancos para criar teclados virtuais. Outros como o Windows Media Player e QuickTime para exibição de vídeos também são muitos utilizados.

Software – é a parte lógica do computador, um sistema de instruções a serem executadas e seguidas na manipulação, execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas dos computadores; popularmente conhecido como “programa de computador.” Exemplo: Microsoft Word.

Sonoplasta – é o profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/musicas utilizadas.

Strobo – luz intermitente.

Teatro de animação - é um gênero teatral que inclui variadas modalidades: sombra, objetos, máscaras, boneco, vara, luva, dedo, formas, sombras, fantoche, representando ideias abstratas, o homem ou o animal.

Webquest- A webquest é uma metodologia de pesquisa com orientações didáticas na própria web utilizando recursos encontrados no espaço virtual, enriquecendo assim com as informações da própria web transformando-as em conhecimento. Geralmente é elaborada por um professor – este publica questões e orientações sobre as tarefas a serem realizadas desenvolvendo habilidades cognitivas dos alunos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. 2. Ed. São Paulo: Senac-SP/Edusp, 2004.

_______. Teatro de animação: da teoria à prática. São Paulo: Ateliê, 1997.

_______. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, ensino médio – 1ª, 2ª série, volumes 1, 2, 3, 4/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009.









ANEXO I

WEBQUEST - PROFISSÕES E FUNÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL

AS PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DO CAMPO DO TEATRO COM INTERFACES NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Introdução
Neste bimestre conheceremos as profissões do campo do teatro, reconhecendo quais delas têm interface com as tecnologias digitais. Ao participar desta webquest convidamos você, aluno, a realizar uma pesquisa para conhecer melhor as profissões técnicas, artísticas, de comunicação e imagem e administrativas que permeiam o espetáculo teatral, bem como conhecer as definições, modalidades e companhias do teatro de animação. Esperamos que você aprofunde seus conhecimentos aproveitando para pensar nessas profissões como futura opção de inserção no mercado de trabalho.

Bom trabalho!

  1. Tarefa
A partir da divisão de grupos solicitada pelo professor, realize as tarefas relacionadas abaixo:
- Se julgar necessário, o grupo ou dupla, deve(m) abrir o processador de texto (Word) para registrar suas descobertas bem como, os dados coletados em sala de aula no momento da sondagem realizada com seu professor sobre o que sabem das profissões e funções do espetáculo teatral. Salvar no Desktop o documento com seu nome;
- Em seguida, troque ideias com seus colegas sobre os registros realizados nas anotações de cada um, destacando o que acham interessante em seu documento de texto;
- A pesquisa também pode ser ampliada posteriormente com pessoas fora da escola (amigos, familiares, vizinhos, profissionais do teatro...), aproveitem o momento da pesquisa de campo para realizar registro fotográfico (utilizem os recursos que estiverem disponíveis: celular, câmera digital, gravador, blocos de anotação, computadores);
- Acessem os sites recomendados (e outros) aprofundando a pesquisa com leitura, elaboração de textos e seleção de imagens (não esquecer dos créditos);
- Sistematizem em uma apresentação multimídia por meio de slides os resultados das pesquisas (conforme modelo), envie o arquivo pronto para o grupo criado pelo professor no Facebook.
O trabalho final será posteriormente apresentado no formato de seminário conforme cronograma do professor. O conteúdo apresentado servirá de embasamento teórico para a próxima situação de aprendizagem.
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  1. Processo
O processo de criação dessa pesquisa na Webquest deve seguir os seguintes passos:
1- iniciar a pesquisa, considerando sempre o olhar crítico-reflexivo da ação.
2- coletar informações na internet (imagens, vídeos, textos) – anotar o endereço de todas as fontes pesquisadas.
3 - produzir uma apresentação multimídia por meio de slides com o conteúdo pesquisado. Utilize os recursos áudios visuais coletados contemplando o que se pede no modelo proposto acima.
4- apresentar ao seu professor os resultados para as devidas correções antes do seminário:
  • Slide 1 – Título do trabalho, nome e turma dos componentes do grupo.
  • Slide 2 – Introdução.
  • Slide 3 – Resultado da descoberta da sondagem realizada em sala de aula.
  • Slides 4, 5 e 6– Resultado da pesquisa sobre as profissões do teatro realizadas na Internet.
  • Slide 7, 8 e 9  – Resultado da pesquisa sobre o teatro de animação – definição e modalidades.
  • Slide 10 e 11 – Resultado da pesquisa sobre as Companhias que se dedicam ao teatro de animação.
  • Slide 12 – Conclusão 1: Quais profissões pesquisadas utilizam das tecnologias digitais no seu trabalho?
  • Slide 13 – Conclusão 2: Como o teatro de animação utiliza das tecnologias digitais?
  • Slide 14 – Referências (endereços dos sites pesquisados).
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  1. Recursos
Caros,
Neste espaço vocês encontrarão dicas valiosíssimas para a realização das tarefas solicitadas
Recomendamos que clique nos links com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir em nova aba para não sair desta página.
 Textos:

·      A Direção de Espetáculos no Teatro de Animação no Brasil - http://formasanimadas.wordpress.com/category/teatro-de-animacao/

·      PeQuod – teatro de animação - http://www.pequod.com.br/ 

·      Trip – teatro de animação - http://www.tripteatro.com.br/

·      Teatro de bonecos – transformações na poética da linguagem: http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/cenicas/Valmor%20-%20Katia.pdf

·         Teatro de objetos, uma prática contemporânea do teatro de animação - http://www.fav.ufg.br/seminariodeculturavisual/images/anais_2012/61_teatro_de_objetos.pdf

Vídeos:

·      João e Maria perdidos! Teste de animação com bonecos de Teatro de sombras - http://www.youtube.com/watch?v=XPcBE-e3My8

·      Zooilógico - Cia. Truks - http://www.youtube.com/watch?v=N2vZR8hYl_Q

·      Patinho Feio - GATS - A pata e a Perua - http://www.youtube.com/watch?v=wpGDjlGTPIc

·      Cabeça Oca - Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas - http://www.youtube.com/watch?v=FQur-Omx2Q4

·      Entrevista O Circo dos Objetos - http://www.youtube.com/watch?v=si9-snwXWUg

·      Giramundo – Pinocchio - http://www.youtube.com/watch?v=56l4QOBSNJE


___________________
  1. Avaliação

O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios:
5
Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.
4
Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.
3
Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.
2
Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.
1
Não participou na atividade.

As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
5
A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.
4
A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta.
3
A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta.
2
A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.
1
A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.
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  1. Conclusão
Ao realizar esta webquest o grupo pode entrar em contato com as profissões e funções do espetáculo teatral, a interface com a tecnologia e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, o teatro de animação e suas modalidades, sistematizando e socializando suas descobertas por meio de um seminário. Material este que servirá de subsídio teórico para a próxima situação de aprendizagem.
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  1. Créditos
Webquest elaborada pelos PCNP:
Erika Rodrigues Vieira – DER Miracatu _ PCNP Tecnologia
Evania Escudeiro – DER Caraguatatuba_ PCNP Arte
Márcia Rolim Pellissari – DER Itararé _ PCNP Tecnologia
Marcos Scarabello - DER Adamantina_ PCNP Arte

Crédito Avaliação: Google Sites - webquest


ANEXO II


TEMAS DE PESQUISA PARA DIVISÃO DOS GRUPOS


Profissões do Espetáculo Teatral com funções:
Técnicas
Artísticas
De comunicação e imagem
Administrativas
Assistente de direção de cena
Aderecista
Assessores de imprensa
Aprovisionamento
Cabeleireira de cena
Assistente de encenação
Relações públicas
Departamento comercial
Chefe de audiovisuais
Ator – manipulador/ animador
Técnicos de Marketing
Departamento de pessoal
Chefe eletricista
Atores

Diretor administrativo
Chefe maquinista e de montagem
Bailarinos

Diretor de tournée
Contra - regra
Bonequeiro

Diretor financeiro
Costureira de cena
Cantores

Expediente e arquivo
Diretor de cena
Cenógrafos


Diretor de produção
Coreografo


Diretor técnico
Diretor artístico


Equipe de Aderecistas
Dramaturgista


Maquilhadora de cena
Encenador


Mestra de guarda-roupa
Figurantes


Técnicos de luz
Figurinistas


Técnicos de som e vídeo
lIuminador/ luminotécnico/ light designer


Zeladora de guarda-roupa
Ponto



Roteirista



Sonoplasta/sound designer





ANEXO III

DEFINIÇÃO DAS PROFISSÕES E FUNÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL

1.      Profissões com funções técnicas

Equipe de Aderecistas: Executam os adereços que foram pedidos pelo encenador ou cenógrafo e desenhados ou projetados pelo aderecista.
Assistente de direção de cena: Reporta ao diretor de cena responsável por um determinado espetáculo. Elabora as tarefas e rotinas do gabinete, segundo a orientação dos seus superiores. É responsabilizado e executa as funções de gestão sempre que lhe forem atribuídas e confiadas pelos seus superiores em determinados espetáculos.
Cabeleireira de cena: Executa os penteados, aplica as perucas, os bigodes, as barbas, etc.
Chefe de audiovisuais: Gere os materiais e equipamentos, bem como a equipe de audiovisuais.
Chefe eletricista: Responsável pela parte elétrica de cena e pela gestão da respectiva equipe.
Chefe maquinista e de montagem: Responsável pela montagem do cenário do espetáculo e gestão da respectiva equipe.
Contra – regra: Depende da direção de cena e é responsável pela aquisição, manutenção e utilização dos adereços que compõem o espetáculo. Os assistentes de direção de cena acabam também por executar estas funções.
Costureira de cena: Executante de guarda-roupa. Durante os espetáculos está no palco, de prevenção, para que possa resolver quaisquer anomalias com os figurinos.
Diretor de cena: Responsável pelos ensaios e espetáculos, pode também acumular funções de assistente de encenação. Gere a componente técnica e artística, é a pessoa com mais responsabilidade depois de o espetáculo estrear; deve ser um supervisor, mantendo a qualidade artística e técnica do espetáculo até ao final da carreira do mesmo. Tem por obrigação certificar-se diariamente de que estão reunidas as condições para que se possa abrir a sala ao público e começar um espetáculo. Se houver necessidade de substituição ou reparação de materiais referentes ao espetáculo, deve disso informar a direção técnica.
Diretor de produção: Gestor do orçamento e responsável pelo cumprimento dos prazos estabelecidos faz ainda a contratação de todos os elementos (técnicos e artísticos), bem como a elaboração dos contratos em colaboração com o jurista do teatro. Gere os diferentes orçamentos em conjunto com as outras direções e faz a articulação entre elas. Assegura os contactos de venda dos espetáculos e respectiva digressão. Tem ainda a responsabilidade logística dos artistas e da equipa técnica, a marcação de viagens, carros, hotéis, refeições, etc.
Diretor técnico: Responsável por toda a área técnica coordena todos os sectores técnicos, a manutenção de equipamentos técnicos e de palco e a aquisição de novos equipamentos. É o coordenador da equipa técnica (iluminação, sonoplastia, guarda-roupa, serralharia, maquinistas carpinteiros). Tem ainda a seu cargo a construção e a execução do projeto de maquete, apresentado pelo cenógrafo. Acompanha toda a montagem de espetáculo até o dia da estréia.
Maquilhadora de cena: Executa a maquilhagem decidida pelo encenador.
Mestra de guarda-roupa: Responsável pela execução dos figurinos que foram criados pela (o) figurinista. Chefia a equipe de costureiras.
Técnicos de luz: São os técnicos de luz que integram a equipe.
Técnicos de som e vídeo: São os técnicos de som e de audiovisuais que integram a equipe.
Zeladora de guarda-roupa: Ocupa-se da manutenção do guarda-roupa, lavagem, passagem a ferro, limpeza a seco, etc. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.

2.      Profissões com funções artísticas

Atores: Intérpretes dramáticos.
Aderecistas: Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores, etc.).
Assistente de encenação: Apóia o encenador: No caso de assistente do encenador de uma ópera, deve ser entendido em música e ter a possibilidade de seguir uma partitura.
Bailarinos: Em regra, na ópera, são contratadas para cada produção específica e consoante as necessidades do espetáculo.
Cantores: Intérpretes vocais.
Cenógrafo: Criador da cenografia.
Coreógrafo: Criador da coreografia.
Diretor artístico: Responsável pela programação ou coordenação de espetáculos em uma instituição Cultural.
Dramaturgista: Elemento que escreve e faz pesquisa sobre o tema do espetáculo. Contextualiza um texto histórico no tempo e no espaço, apresenta outras possíveis leituras para um determinado texto dramático, escreve e/ou seleciona textos de apoio para o programa do espetáculo, etc.
Roteirista: Elemento que escreve o texto dramático, vulgarmente chamado também de autor.
Encenador: Encena o espetáculo. Criador e responsável pela criação artística é a pessoa com mais importância na pirâmide. A ele competem as decisões da escolha do elenco, dos outros criativos que em conjunto irão criar o espetáculo. É da sua responsabilidade a criação do espetáculo até ao ensaio geral, é ele quem marca a encenação, as entradas dos artistas em cena, as mudanças de cena, o intervalo, etc. Depois do ensaio geral, esta responsabilidade passa para o diretor de cena.
Ensaiadores: Ensaiam os bailarinos, individualmente ou por cenas, antes de se iniciarem os ensaios corridos no palco.
Figurantes: Estudantes de Canto, Teatro ou Dança e que fazem figuração e pequenos papéis. Os figurantes, regra geral, não cantam, falam ou dançam.
Figurinista: A pessoa que cria e concebe (por vezes em conjunto com a mestre de guarda-roupa) os figurinos do espetáculo.
lIuminador /luminotécnico /light designer: Criador da iluminação.
Maestro: Diretor musical  é ele quem estabelece as regras, tempos e o caráter musical da obra que se irá interpretar.
Maestro do coro: Responsável pelo coro, é ele quem define e ensaia a obra musical que se irá interpretar.
Maestro ponto: Dá as entradas musicais aos cantores.
Mestres de bailado: São professores de dança mais qualificados.
Músicos: Podem pertencer a uma orquestra, conjunto ou atuar a solo. Interpretam instrumentalmente a obra musical.
Pianista correpetidor: Ensaia os cantores ou que acompanha as aulas de dança e os ensaios, quando ainda não há orquestra.
Ponto: Está escondido, seguindo o texto e dando deixas aos atores no caso de eles se esquecerem de partes do texto, essencialmente. Apoia durante os ensaios a memorização do texto por parte dos atores.
Professores de canto: Professores que regularmente preparam, ao nível vocal, os cantores.
Solista: Interprete instrumental ou vocal de uma obra musical
Sonoplasta/sound designer: Criador da banda musical do espetáculo.

3.      Profissões com funções de comunicação e imagem

Relações públicas São os responsáveis pela imagem do teatro e têm a seu cargo os seguintes setores: bilheteiras; frente de casa; bares; loja; e venda de programas e merchandising. Organizam as estreias, enviam os convites e recebem os convidados e o público em geral. É o departamento que organiza o protocolo quando há necessidade disso.
Técnicos de Marketing: Exercem as funções relacionadas com a publicidade dos espetáculos, por vezes estão encarregados dos patrocínios e mecenato, em colaboração com outros serviços para esta área que, eventualmente, existam no teatro, etc.
Assessores de imprensa: Exerce as relações de comunicação com o exterior, através da imprensa; trabalham com os jornalistas e com toda a comunicação social.
4. Profissões com funções administrativas
Diretor administrativo: Responsável máximo da instituição;
Diretor financeiro: Gere o orçamento geral da instituição;
Departamento comercial: Responsável pelos patrocínios e mecenato para o teatro, aluguer das salas, etc.
Departamento de pessoal: Processa os ordenados e a gestão de pessoal.
Aprovisionamento: Compras e gestão de stocks de equipamentos diversos;
Expediente e arquivo: Correspondência e responsáveis pelo arquiva dor geral;
Nota Todas estas funções, variam de teatro para teatro. Em tournée, o Diretor de tournée acumula várias das funções descritas.








ANEXO IV

PARA SABER MAIS

Recreio com História – Mateus - http://www.youtube.com/watch?v=--2W5jOJLEI
Como trabalhar com teatro
Profissões e funções do espetáculo –http://gestaodasartes.no.sapo.pt/data/Prof_espectaculo.pdf
Como escrever uma peça de teatro. - http://teatrobrasil.zip.net/arch2008-06-08_2008-06-14.html
Como Escrever Uma Peça De Teatro - http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html
What's Wrong with the World? – http://www.playonearth.com.br
Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin / Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien Koudela – 2ª Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2006
http://www.youtube.com/watch?v=_1o0GvfzHOM  Performance de Michel Groisman
Parte superior do formulário


Parte inferior do formulário
http://www.youtube.com/watch?v=B0606CrRdtE&feature=related - Happening - Asociacion Cultural Inspiral – Ibiza/2008
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0KBCuELcx2Y  (acesso em 12/09/12)  - Teatro de bonecos – TV UFOP
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jr39GvQ1t2I&feature=related (acesso em 12/09/12) – Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Disponível em: http://www.giramundo.org/teatro/index.html (acesso em 12/09/12) - Home  Giramundo
Profissões e funções do espetáculo - http://gestaodasartes.no.sapo.pt/data/Prof_espectaculo.pdf
 Vídeos:
Equipe dramática ou Teatral - http://www.youtube.com/watch?v=PlKFJX3-sS8
Especial Diretores - documentários - http://www.youtube.com/watch?v=MxH_iNEg29Q&feature=related
Artes Cênicas - Programa "na Real" - http://www.youtube.com/watch?v=Kxyyzmruhh0&feature=related
Qual é a Boa, Profissão? Curso de Artes Cênicas - http://www.youtube.com/watch?v=2XQAwuGf0Fk&feature=related
No Telecurso - Teatro aula 1: O mundo é um palco? -http://www.youtube.com/watch?v=EPalUWTcGqY&feature=related
No Telecurso - Teatro aula 2: O teatro reflete a vida? - http://www.youtube.com/watch?v=t2x85FFMDFA&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 3: Um palco do tamanho do mundo - http://www.youtube.com/watch?v=hEVJZjn2r8Y&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 4: Teatro: ficção ou realidade? - http://www.youtube.com/watch?v=T-aJyUm7uqo&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 5: Teatro pra quê? - http://www.youtube.com/watch?v=Zhb7OwhfFOU&feature=relmfu
Fala Sério - Por que fazer teatro? http://www.youtube.com/watch?v=pUry00t1rac
Iluminação em Teatro - "Dos Primórdios da luz natural, à contemporaneidade da luz simulada" - http://www.youtube.com/watch?v=ABJmOEAJpnM&feature=related
Fundamentos da iluminação cênica - http://www.youtube.com/watch?v=8VV0y8yEucI
Cenografia - Elementos do espaço cênico - http://www.youtube.com/watch?v=QLbrldzbpmQ



ANEXO V

Ficha Técnica: SOFTWARE EDUCACIONAL – VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

Título:
Vamos escrever!: projetos de escrita interativa
Tipo do recurso:
Software Educacional
Objetivo:
Permitir ao aluno a produção de diferentes tipos de textos, utilizando software de edição de textos
Descrição do recurso:
Apresenta um software de edição de texto, no qual o aluno poderá desenvolver variadas atividades de produção de textos. Neste editor de texto o aluno poderá desenvolver as seguintes atividades: oficina de textos, contar uma história, fazer uma revista, brincar com jogos de palavras e também criar uma peça teatral. Todas essas atividades no editor de textos possuem um aspecto gráfico cativante, onde o aluno interage com o texto que criou inserindo imagens, utilizando a sua criatividade para produzir textos dinâmicos
Observação:
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva foi realizado por solicitação do Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação e financiado pelo PRODEP. O seu desenvolvimento foi realizado pela CIBEN Multimédia. Para instalar o progama deve: 1. Descompactar os ficheiros .zip para uma pasta no seu computador; 2. Deve carregar no instalar.exe, para começar a instalação
Componente Curricular:
Ensino Fundamental Final::Língua Portuguesa
Tema:
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Língua Portuguesa::Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Autor(es):
Segura, Joaquim; Niza, Ivone
Idioma:
Português (pt)
País:
Nigéria (ng)
Fonte do recurso:
Ministério da Educação de Portugal, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular
Endereço eletrônico:
Data de publicação:
2007-05
Detentor do direito autoral:
Ivone Niza; Joaquim Segura
Licença:
Autorização por email dada pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação (MEC) que permite: copiar, distribuir, exibir, traduzir e executar as obras e ainda criar obras derivadas, sob as seguintes condições: deve-se dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante; é proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais; para cada novo uso ou distribuição, devem-se deixar claras as licenças de uso desta obra
Submetido por:
Universidade de Brasília (UnB)
URI:
Disponível em:



[1]SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. p. 21.

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