As profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em
tecnologias digitais
VERSÃO PRELIMINAR
A partir do ano de 2012 o ensino de Arte para a 3a série do Ensino Médio
foi inserido na matriz curricular das escolas públicas estaduais, atendendo ao
disposto na Resolução SE nº 81, de 16/12/2011. No documento, as diretrizes
estabelecidas consideraram a necessidade de adequar as matrizes curriculares da
educação básica às diretrizes nacionais e às metas da política educacional.
Atualmente, o Currículo do Estado de São Paulo apresenta uma proposta para o
ensino de Arte que contempla os anos finais do Ensino Fundamental e as duas
primeiras séries do Ensino Médio. Sendo assim, fez-se necessária a elaboração
de orientações didáticas ao professor que ministra aulas na 3a série do Ensino
Médio, como subsídios ao seu trabalho em sala de aula. Diante dessa demanda,
coube à Equipe Técnica de Arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
(CGEB) engendrar Situações de Aprendizagem para a referida série. Com o intuito
de contribuir com a tarefa, foram convidados Professores Coordenadores de
Núcleos Pedagógicos (PCNP) de algumas Diretorias de Ensino, representantes da
disciplina de Arte e da área de Tecnologia. Nasce assim o Grupo Referência de
Arte e Tecnologia (GRAT). A partir de então, esse grupo, em conjunto com a
equipe técnica de Arte, passou a elaborar as Situações de Aprendizagem e suas
proposições, selecionando conceitos e conteúdos fundamentados na teoria do
Currículo de Arte, para atender à necessidade de articulação da educação com o
mundo do trabalho.
O século XXI irrompe sob a égide de relações socioculturais e novas linguagens
extremamente dinâmicas, mutantes, velozes, fluidas... Internet, web
2.0, iconografia, backup, banda larga, chat, download,
hyperlink, multimídia, on-line, rede social, software, site, wi-fi
e tantas outras terminologias dessa era digital vêm sendo incorporadas ao
cotidiano de nossos alunos. Surge o universo interativo virtual, carregado de
informações e com enormes possibilidades para o conhecimento. Nesse sentido, o
Currículo do Estado de São Paulo[1]
também faz menção a essas questões, reforçando a relevância da alfabetização
tecnológica, com vistas a preparar o aluno para a inserção em um mundo em que a
tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Nesse contexto e
diante da necessidade de atender aos anseios desse jovem educando prestes a se
lançar ao mundo, seja dando continuidade aos seus estudos em uma universidade,
seja encarando precocemente o mundo do trabalho, é que se optou por oferecer
Situações de aprendizagem que propiciem a pesquisa, a discussão, a reflexão e a
identificação de algumas das profissões contemporâneas do campo da arte, que
têm interfaces em tecnologias digitais. Buscou-se, também, propor ações
expressivas que desencadeiem o fazer artístico desse aluno, possibilitando que
sua poética pessoal se manifeste de forma devidamente valorizada, privilegiando
o protagonismo. Para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula ao longo do
ano letivo, são apresentadas Situações de Aprendizagem e suas proposições para
as quatro linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – a
serem desenvolvidas uma a cada bimestre.
4º Bimestre: As profissões contemporâneas do
campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais.
Como
proposta para o 4º bimestre apresentamos uma sequência didática em se propõe o estudo sobre algumas das
profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias
digitais, procurando garantir aos alunos momentos de produção, reflexão e
fruição estética, por meio de processos educativos que percorrerão os
territórios dos saberes estéticos e culturais, materialidade e processo de
criação. Serão desenvolvidas pesquisas e experimentações em teatro, atuando com
processos colaborativos na criação/produção artística e seus registros. Assim,
durante os estudos e nas ações expressivas, os alunos serão solicitados a
utilizar os conhecimentos sobre a linguagem teatral adquiridos nos anos
anteriores da sua escolaridade, sendo instigados a pesquisar e identificar as
estruturas que envolvem a montagem de um espetáculo teatral de animação e os
profissionais nela envolvidos. Também serão levados a operar com diferentes
ferramentas digitais – editores de textos, apresentação multimídia, Software, sites, rede social – nas pesquisas e nos
registros das ações vivenciadas, proporcionando uma relação de proximidade com
o fazer artístico e possibilitando a construção de novos significados
estéticos.
Com
a utilização de uma metodologia de pesquisa orientada da web (WebQuest), disponível no Anexo I deste documento e no site “Pedra
Virtual” http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/, os alunos investigarão algumas das profissões do campo
do teatro que tenham interfaces em tecnologias digitais.
Em
seguida, dentro de um processo de criação coletiva, também pesquisarão sobre o Teatro
de Animação e os profissionais
que se utilizam das tecnologias digitais na produção e apresentação de um
espetáculo teatral desse gênero. Os resultados das pesquisas e experimentações
subsidiarão o processo de criação, que serão compartilhados por meio de
recursos multimídia.
Dessa
forma, pretende-se ampliar, por meio de pesquisas e estudos, os conhecimentos dos
alunos sobre a linguagem do teatro e a diversidade do campo de atuação dos
profissionais envolvidos na produção de um espetáculo teatral; profissões com funções técnicas, de comunicação e imagem, artísticas e
administrativas.
Durante
os estudos serão destacados os profissionais que exercem funções artísticas e
técnicas, dentre elas o dramaturgo, o bonequeiro, o iluminador, o sonoplasta, o
cenógrafo, o aderecista, o ator-manipulador/animador e o chefe de
audiovisuais. A intenção é propiciar aos alunos o desenvolvimento das
habilidades de: investigar por meio de
pesquisas as profissões existentes no campo do teatro necessárias para a
produção de um espetáculo de Teatro de Animação; reconhecer as profissões existentes no campo do teatro para
compreender a atuação desses profissionais no mercado de trabalho; perceber as
influências do uso da tecnologia digital nas cenas teatrais, característica de
uma nova teatralidade; observar
as tendências cênicas apresentadas pelas mídias e os diversos recursos
tecnológicos digitais, em diálogo com a poética pessoal e processos
coletivos e/ou colaborativos.
Durante
o desenvolvimento das proposições, serão utilizados os softwares: Audacity
e Virtual DJ, na abordagem da
sonoplastia; Software Educacional
“Vamos Escrever!: projetos de escrita interativa” para criação de roteiros e Movie Maker para edição
áudio-visual.
Conhecimentos
priorizados
► Saberes Estéticos e Culturais. Compreender
os conceitos estudados e sua relação com a produção de um espetáculo teatral de
animação. Percorrer este território possibilita o estudo sobre a origem
dessa modalidade teatral e sua trajetória até a contemporaneidade, ampliando as
possibilidades de pesquisa sobre as profissões relacionadas à sua produção.
► Materialidade. O diálogo
entre matérias e ferramentas na construção de personagens, cenários, figurinos
e adereços.
► Processo de criação. Poética
pessoal e de processos coletivos e/ou colaborativos; produção de um espetáculo
de animação.
Nesse sentido os
conteúdos abordados serão:
► Percursos de experimentação (dramaturgo, bonequeiro, iluminador, sonoplasta,
cenógrafo, aderecista, ator-manipulador/animador, chefe de audiovisual);
► Procedimentos criativos (experimentação de materiais – escrita e adaptação textual;
sonoplastia; cenografia; iluminação; efeitos cênicos; confecção de figurinos,
adereços e bonecos de animação; edição de vídeo; criação de personagem);
► Suportes e ferramentas
tecnológicas digitais (inserção e edição de imagens,
vídeos, sons; criação de roteiros).
Competências/Habilidades
► Investigar
e reconhecer as profissões existentes no campo do teatro, necessárias para a
produção de um espetáculo teatral, compreendendo a atuação desses profissionais
no mercado de trabalho;
► Operar
com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário
poético;
►
Utilizar os conhecimentos sobre tecnologias digitais na produção
teatral.
Registro/Avaliação
Registrar
é uma prática que merece toda a atenção, pois se trata de uma ferramenta
indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente. O
registro é um recurso eficaz para auxiliar o educador a melhor conhecer os seus
alunos, perceber mais claramente os seus progressos, proporcionando uma maior
segurança no ato de avaliar. Além disso, o mesmo possibilita ao educador rever
sua prática pedagógica no sentido de adequá-la às necessidades dos educandos. É
uma forma de documentar o percurso, o processo de construção das aprendizagens,
pontuando as experiências, as pesquisas, os textos, as reflexões, as
experimentações, as poéticas pessoais ou em grupos, em outras palavras uma
amostragem do que se fez e o que se pensa sobre o que se fez.
Pensando
sobre o percurso em sala de aula, durante o desenvolvimento das situações de
aprendizagem de teatro, propomos, inicialmente, a utilização da ferramenta Webquest, criada para este fim e disponibilizada no site Pedra
Virtual – http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/.
Professor,
webquest é uma metodologia de
pesquisa com orientações didáticas na própria web utilizando recursos
encontrados no espaço virtual, enriquecendo assim com as informações da própria
web transformando-as em conhecimento. Geralmente é elaborada por um professor –
este publica questões e orientações sobre as tarefas a serem realizadas
desenvolvendo habilidades cognitivas dos alunos.
O grupo
de trabalho criado no Facebook por
você, professor, durante a Sequência Didática de Dança, servirá de repositório
dos registros das pesquisas realizadas na Webquest,
também para postarem os vídeos-espetáculos que serão produzidos ao final da
Situação de Aprendizagem II deste material, bem como um espaço de divulgação das
ações exitosas no desenvolvimento das proposições.
O site
Pedra Virtual, elaborado durante a realização da Sequência
Didática de Artes Visuais, servirá de suporte para publicação
de textos de apoio teórico, orientações pedagógicas, reflexões e seletiva de
produções realizadas pelos alunos nesta Sequência Didática de Teatro.
Sondagem
Proposição 1 – roda de
conversa
Professor, para despertar nos alunos
o interesse por uma atividade profissional relacionada ao campo do teatro, é
interessante que você converse com eles sobre a produção de um espetáculo
teatral e as profissões/funções relacionadas a esse campo. Explique que essas
profissões estão divididas em quatro eixos e que também podem se utilizar das
tecnologias digitais para a sua produção:
►
Profissões com funções
técnicas;
►
Profissões com funções artísticas;
►
Profissões com funções de
comunicação e imagem;
►
Profissões com funções administrativas.
Para
orientá-los na realização desta proposição, no Anexo II deste material e no site Pedra Virtual – http://pedravirtual.webnode.com/teatro/quadro-de-profissões, você encontrará um quadro
com a lista dessas profissões e nos Anexos
III e IV as definições e as funções das mesmas na produção de um espetáculo teatral.
Professor,
para enriquecer ainda mais o debate acerca das profissões, propomos que faça os
seguintes questionamentos:
► Das profissões citadas, qual(is) você conhece
e/ou já ouviu falar?
► Existe em seu bairro ou na sua cidade cursos
de formação para este campo de atuação profissional? Em caso negativo, onde poderíamos
buscá-la?
► A tecnologia digital transformou a criação
e/ou ação desses profissionais?
► Você já participou de uma produção teatral? Em
qual função? Relate sua experiência nesta função contando o caminho trilhado
(pesquisa, ensaio, equipamentos manipulados, tecnologias digitais
utilizadas...).
► Você sabe o que é teatro de animação? Já
assistiu algum espetáculo dessa modalidade artística?
► Quais companhias de teatro de animação você conhece?
Em
seguida, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a atuação dos
profissionais da área do teatro, a partir das vivências de seus projetos
poéticos, sugerimos:
► Pesquisa
e estudo sobre as profissões e funções envolvidas na produção de um espetáculo
teatral;
► Pesquisa
e estudo das tecnologias digitais utilizadas na produção de um espetáculo
teatral;
► Pesquisa
e estudo sobre Teatro de Animação (definição, modalidades, companhias etc.).
Proposição 2 – Webquest
Neste
momento, propomos que leve os alunos até a Sala de Informática, organizando-os
em grupos e distribuindo para cada um os seguintes temas de pesquisa:
·
Tema 1 – Profissões com funções técnicas; Profissões
com funções de comunicação e imagem; Profissões com funções artísticas; Profissões
com funções administrativas.
·
Tema 2 – Tecnologias digitais utilizadas na
produção de um espetáculo teatral;
·
Tema 3 – Teatro de Animação (definição,
modalidades, companhias etc.)
Para responder a essa pesquisa,
solicite aos alunos que acessem o site Pedra Virtual – http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/ e respondam às questões da Webquest. Os slides produzidos ao final dos
questionamentos da Webquest deverão
ser publicados no grupo
do Facebook.
Em seguida, para a realização do
Seminário, que também está proposto na Webquest, organize
um cronograma que contenha o dia, a ordem e o tempo destinado a cada uma das apresentações.
Os temas pesquisados
subsidiarão as experimentações criativas na produção e edição do
vídeo que registrará os espetáculos
teatrais produzidos durante o desenvolvimento das proposições desta Sequência
Didática.
Situação de Aprendizagem
I: Ação expressiva
Professor, para essa situação de aprendizagem
propicie um momento de reflexão junto aos seus alunos sobre o percurso já
trilhado por eles na linguagem teatral. Como estímulo para essa reflexão,
sugerimos que exiba o vídeo Recreio com História: teatro : Parte I. É possível fazer o download dos vídeos no Banco
Internacional de Objetos Educacionais – MEC http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/MEC/14152 e também no site Pedra Virtual http://pedravirtual.webnode.com/teatro/videos/ (Vídeo 1: Recreio com História:
Mateus e Vídeo 2 - Recreio com história –
Aline)
Para reproduzir o vídeo é necessário
que o computador tenha o plugin do Windows Media Player. Se o computador
não possuir o plugin, é possível
fazer o download nos links indicados.
Proposição 1: Vamos
escrever!?
Professor, existem diversas modalidades de
teatro de animação: sombra, varas, bonecos (fantoches), objetos, mamulengos,
luvas, mãos etc. Utilizaremos nesta Sequência Didática a modalidade “animação
de objetos”, justificando-se pelo fato
do teatro de objetos ser do nosso tempo, pois nasceu no final do século XX;
também pela proximidade com os alunos, visto que, a partir de objetos
manufaturados, reconhecíveis por todos, feito a partir de coisas comuns e até
mesmo descartadas com o cotidiano é possível falar de suas realidades.
É hora de propor aos alunos que se organizem em
duplas para a escrita de um texto teatral (narrativa utilizando o Software Educacional – “Vamos escrever!:
projetos de escrita interativa”). No Anexo
V, deste material, disponibilizamos a ficha técnica deste software, e no
site Pedra Virtual o tutorial completo: http://pedravirtual.webnode.com/teatro/tutoriais/
Agende com antecedência a Sala de Informática da
escola e oriente os alunos sobre quais temáticas para o texto atendem melhor à sua
realidade escolar e aos seus interesses.
Professor, para complementar as orientações aos
alunos na criação do texto teatral, já disponíveis no Software Educacional (ícone “Ajuda”), apresentamos os seguintes
itens:
1. Tente
visualizar ao máximo cada cena, seus detalhes e sua veracidade.
2. Pergunte-se:
O QUE?; COM QUEM?; QUANDO? ONDE ACONTECE? POR QUE ACONTECE? São perguntas que
norteiam o desenvolvimento da história.
3. Observe
que no teatro O COMO (as coisas acontecem) é mais importante do que O QUE
(acontece).
4. Procure
revelar sua história e os personagens aos poucos, construindo as ações com
calma, respeitando o início, meio e fim (conflito, clímax e desfecho).
5. Após o clímax
não perca muito tempo, o expectador pressente ou já sabe o que virá.
6. Um
personagem é uma força dentro da história.
7. Diálogo dramático
é um diálogo onde o que é dito por um personagem afeta intensamente o outro,
deve conter metáforas e retórica (no sentido de argumentação).
8. O conceito
de texto dramático está entrelaçado com a estrutura dramática ou enredo no
decorrer da escrita merecendo desta forma, atenção ao tema e sua abordagem do
começo ao fim.
9. Oriente os
alunos a salvarem os arquivos criados, os mesmos serão utilizados nas próximas
proposições.
Professor, para a Proposição 2, solicite aos alunos que tragam de casa, materiais
e objetos diversos, tais como: papéis variados e coloridos, cola, tesoura,
barbante, varetas, fita adesiva, garrafas pet, pedaços de tecidos, sacolas
plásticas, papelão, embalagens plásticas, fitas, lã, botões, bolinha de isopor,
tintas, pincéis, objetos do cotidiano (coador de chá, colher, pá, espanador)
etc., que serão utilizados na criação de personagens, figurinos e adereços, de
acordo com o texto teatral criado nesta proposição.
Proposição 2: Criando personagens
Este é o momento de
criação, experimentação e manipulação de materiais.
Retomando as duplas de
alunos que escreveram os textos teatrais na proposição anterior, organize-as em
grupos de forma a garantir que cada grupo seja formado por quatro duplas.
Assim divididos, cada grupo
deverá selecionar um dos roteiros produzidos pelas duplas que o compõe, como
também qual modalidade do Teatro de Animação (sombra, boneco, vara, luva, dedo,
fantoche...) irão utilizar para produção dos personagens.
Oriente
os alunos, nesta etapa de produção/criação, para a caracterização dos
personagens, explique como podem ser produzidos os olhos, bocas, expressão das
sobrancelhas, cabelos, figurino, etc., se necessário, leve para sala de aula
imagens da Internet, recortes de revistas, fotografias entre outros.
Proposição 3: Preparando o
espaço cênico
Professor, nesta proposição
contemplaremos as profissões de sonoplasta, iluminador, cenógrafo e aderecista,
profissionais, dentre outros, responsáveis pela composição do espaço cênico.
Continuando o trabalho com os mesmos grupos de alunos,
oriente-os para que, considerando o roteiro escolhido e os personagens criados,
pesquisem os objetos, sons, musicas, imagens, materiais e equipamentos que
serão utilizados na produção do teatro de animação, levando em conta a especificidade
das profissões.
Agende
com antecedência a Sala de Informática da escola e oriente os grupos a se
dividirem em subgrupos de trabalho. Cada subgrupo ficará responsável por uma
profissão:
Subgrupo 1 – Sonoplasta:
Materiais a serem pesquisados: músicas, sons, trilhas sonoras (trilha branca)
Pensando no roteiro proposto, os
alunos vivenciarão o processo de criação de um sonoplasta, os grupos utilizarão
os softwares Audacity e o Virtual Dj
(tutoriais apresentados na Situação de Aprendizagem Música) para a edição de
som , áudio e efeitos sonoros para compor o teatro de animação.
Subgrupo 2 – Iluminador:
Materiais a serem pesquisados: canhões
de luzes, lâmpadas, refletores, lanternas, projetor multimídia, spotlight, strobo.
É
importante que os alunos percebam pela pesquisa, que o profissional de
iluminação faz uso de um projeto a fim de determinar quando será utilizada a
mesa de luz (dimmers), o jogo de
luzes (utilização de películas coloridas ou gelatina, spotlight, strobo) ou blackout.
Subgrupo 3 – Cenógrafo:
Materiais a serem pesquisados: imagens, vídeos.
Ao pesquisar a profissão do cenógrafo, os alunos devem criar
esboços, mapas de palco, croquis. Distribua folhas de papel sulfite, lápis e
borracha aos membros do grupo para que possam produzir o esboço de seu projeto
cenográfico.
Subgrupo 4. – Aderecista:
Materiais a serem pesquisados: adereços de cena (flores, mobiliário, etc.)
Para a pesquisa dos materiais a serem utilizados em
cena, o aluno deverá atentar para o roteiro da peça, troca de cenários (se
houver) e a dinâmica dos personagens em cena.
Situação de Aprendizagem
II: Teatro de animação
Proposição 1: Ensaio geral
Professor, nesta proposição contemplará a profissão de
ator-manipulador/animador. Este é o momento para transformar tudo que foi produzido:
roteiro, personagens, cenário, sonoplastia, iluminação em um espetáculo teatral
de animação. Os grupos devem dividir as tarefas, organizar o espaço cênico trazer os personagens e ensaiar o texto.
Antes da próxima proposição solicite aos alunos que tragam para sala de
aula: notebook, máquina digital,
celular, tablet, filmadora, microfone,
tripé ou base para fixar o equipamento de gravação, cabos de dados dos
equipamentos digitais.
Proposição 2: Em CENA a Ação
Professor,
chegamos ao momento da gravação do teatro de animação. Peça aos grupos que
selecionem e organizem um espaço na sala de aula ou em outro local da própria
escola que utilizarão como palco do teatro de animação.
Passos sugeridos para a gravação (organização do
espaço cênico):
1º Organizar o cenário em uma mesa plana;
2º Dispor os personagens à mesa de acordo o roteiro
criado;
3º Dispor os objetos para a iluminação;
4º Dispor o aparelho de gravação em um local fixo (tripé
ou suporte).
Proposição 3 – Edição
Professor, nesta proposição os alunos utilizarão o
software Movie Maker para a edição do
vídeo gravado (tutorial disponibilizado no site Pedra Virtual http://pedravirtual.webnode.com/teatro/tutoriais/ ).
Para a edição, oriente os grupos sobre algumas das
etapas de edição:
1º Junção dos atos;
2º Inserção de
sonoplastia;
3º Inserção de efeitos;
4º Inserção de títulos
e legendas...
Após a conclusão da edição do vídeo do teatro de animação oriente os
grupos a postarem os vídeos no grupo criado no Facebook.
Síntese e Avaliação
Professor, estamos chegando ao final dos
trabalhos e um olhar cuidadoso sobre o processo vivido se faz necessário.
Apresentamos uma Sequência Didática onde os alunos tiveram a oportunidade de
desenvolver o fazer artístico, a contextualização e a fruição estética. Agora é
hora de rever as produções e refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos
alunos envolvendo diferentes aspectos, entre os quais conteúdos, competências e
habilidades estão em destaque.
Prepare o ambiente de modo que facilite a exposição/exibição dos
trabalhos. Para isso, você vai precisar de computador, projetor multimídia,
tela de projeção (Kit Móvel) e conexão, uma vez que as produções estão
publicadas em ambientes virtuais.
Escolha um representante de cada grupo para socializar essas produções.
Em seguida faça uma roda de conversa e formule algumas questões sobre
aspectos relevantes que você observou durante todo o percurso das situações de
aprendizagem, entre elas:
►
Além das profissões de dramaturgo, iluminador, cenógrafo, sonoplasta, aderecista,
figurinista, ator-manipulador/animador
quais outras profissões ligadas ao teatro foram observadas no desenvolvimento
dos trabalhos?
►
Como a tecnologia digital contribui de forma
significativa para essas profissões?
►
Quais foram os facilitadores e os
dificultadores desse trabalho?
GLOSSÁRIO
Ator
manipulador/animador – ator que manipula personagens dando vida podendo utiliza-se do seu
próprio corpo como suporte para o boneco.
Blackout – ausência de luz
na cena (não podendo ultrapassar o tempo de 10 segundos).
Bonequeiro - Fabricante de bonecos e
fantoches para manipulação.
Dimmers – controle de intensidade da luz.
Hardware -
é a parte física do computador, são os equipamentos, periféricos acoplados em
produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. Exemplos:
impressora, monitor de vídeo.
Movie maker - é um software de edição
de vídeos da Microsoft que possibilita o usuário doméstico a adicionar efeitos
de transição, de áudio, animação e textos personalizados (títulos, legendas,
créditos etc).
Peopleware – O usuário, a pessoa que
utiliza os softwares e hardwares com determinada intencionalidade.
Plugin - Um plugin é um programa
instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na
linguagem HTML, na qual são criadas as páginas. Um exemplo comum de plugin é o
Flash Player que é um visualizador de programs escritos em flash. Outro muito
comum é o plugin para Java. É uma programa que permite executar aplicações Java
muito usadas pelos sites de bancos para criar teclados virtuais. Outros como o
Windows Media Player e QuickTime para exibição de vídeos também são muitos
utilizados.
Software – é a parte lógica do
computador, um sistema de instruções a serem executadas e seguidas na
manipulação, execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas dos
computadores; popularmente conhecido como “programa de computador.” Exemplo:
Microsoft Word.
Sonoplasta – é o
profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar
fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em
cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte
transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos
sons/musicas utilizadas.
Strobo – luz intermitente.
Teatro de animação - é um gênero teatral que inclui variadas modalidades: sombra, objetos,
máscaras, boneco, vara, luva, dedo, formas, sombras, fantoche, representando
ideias abstratas, o homem ou o animal.
Webquest- A webquest é uma metodologia de pesquisa com orientações didáticas
na própria web utilizando recursos encontrados no espaço virtual, enriquecendo
assim com as informações da própria web transformando-as em conhecimento.
Geralmente é elaborada por um professor – este publica questões e orientações
sobre as tarefas a serem realizadas desenvolvendo habilidades cognitivas dos
alunos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos.
2. Ed. São Paulo: Senac-SP/Edusp, 2004.
_______. Teatro de animação: da teoria à prática.
São Paulo: Ateliê, 1997.
_______. Teatro de formas animadas: máscaras,
bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo
do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice
Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, ensino médio – 1ª, 2ª série, volumes 1,
2, 3, 4/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe,
Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste
Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009.
ANEXO I
WEBQUEST -
PROFISSÕES E FUNÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL
AS
PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DO CAMPO DO TEATRO COM INTERFACES NAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS
Introdução
Neste
bimestre conheceremos as profissões do campo
do teatro, reconhecendo quais delas têm interface com as tecnologias digitais. Ao participar
desta webquest convidamos você,
aluno, a realizar uma pesquisa para conhecer melhor as profissões técnicas,
artísticas, de comunicação e imagem e administrativas que permeiam o espetáculo
teatral, bem como conhecer as definições, modalidades e companhias do teatro de
animação. Esperamos que você aprofunde seus conhecimentos aproveitando para pensar
nessas profissões como futura opção de inserção no mercado de trabalho.
Bom
trabalho!
- Tarefa
A
partir da divisão de grupos solicitada pelo professor, realize as tarefas
relacionadas abaixo:
- Se
julgar necessário, o grupo ou dupla, deve(m) abrir o processador de texto
(Word) para registrar suas descobertas bem como, os dados coletados em sala de
aula no momento da sondagem realizada com seu professor sobre o que sabem das
profissões e funções do espetáculo teatral. Salvar no Desktop o documento com
seu nome;
- Em
seguida, troque ideias com seus colegas sobre os registros realizados nas
anotações de cada um, destacando o que acham interessante em seu documento de
texto;
- A
pesquisa também pode ser ampliada posteriormente com pessoas fora da escola
(amigos, familiares, vizinhos, profissionais do teatro...), aproveitem o
momento da pesquisa de campo para realizar registro fotográfico (utilizem os
recursos que estiverem disponíveis: celular, câmera digital, gravador, blocos
de anotação, computadores);
-
Acessem os sites recomendados (e outros) aprofundando a pesquisa com leitura,
elaboração de textos e seleção de imagens (não esquecer dos créditos);
-
Sistematizem em uma apresentação multimídia por meio de slides os resultados das pesquisas (conforme modelo), envie o arquivo pronto para o grupo criado
pelo professor no Facebook.
O
trabalho final será posteriormente apresentado no formato de seminário conforme
cronograma do professor. O conteúdo apresentado servirá de embasamento teórico
para a próxima situação de aprendizagem.
________________________
- Processo
O
processo de criação dessa pesquisa na Webquest
deve seguir os seguintes passos:
1-
iniciar a pesquisa, considerando sempre o olhar crítico-reflexivo da ação.
2-
coletar informações na internet (imagens, vídeos, textos) – anotar o endereço
de todas as fontes pesquisadas.
3
- produzir uma apresentação multimídia por meio de slides com o
conteúdo pesquisado. Utilize os recursos áudios visuais coletados contemplando
o que se pede no modelo proposto acima.
4-
apresentar ao seu professor os resultados para as devidas correções antes do
seminário:
- Slide 1 – Título do trabalho, nome e turma dos componentes do grupo.
- Slide 2 – Introdução.
- Slide 3 – Resultado da descoberta da sondagem realizada em sala de aula.
- Slides 4, 5 e 6– Resultado da pesquisa sobre as profissões do teatro realizadas na Internet.
- Slide 7, 8 e 9 – Resultado da pesquisa sobre o teatro de animação – definição e modalidades.
- Slide 10 e 11 – Resultado da pesquisa sobre as Companhias que se dedicam ao teatro de animação.
- Slide 12 – Conclusão 1: Quais profissões pesquisadas utilizam das tecnologias digitais no seu trabalho?
- Slide 13 – Conclusão 2: Como o teatro de animação utiliza das tecnologias digitais?
- Slide 14 – Referências (endereços dos sites pesquisados).
________________________
- Recursos
Caros,
Neste
espaço vocês encontrarão dicas valiosíssimas para a realização das tarefas
solicitadas
Recomendamos
que clique nos links com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir em
nova aba para não sair desta página.
Textos:
- Profissões de Arte Cênica - http://www.teatrosdecuritiba.com/cgi-bin/profs.pl?Lista=1
- Desvendando o Teatro - http://www.desvendandoteatro.com/tcnicos.htm
- Cenografia - http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2010-1/cenografia/cenografia_2010-1.pdf
- Atores Profissionais do Teatro - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300014
- Profissões e funções do espetáculo - http://gestaodasartes.no.sapo.pt/data/Prof_espectaculo.pdf
- Guia do Ator - http://www.guiadoator.com.br/
- Teatro de animação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_formas_animadas
· A Direção de Espetáculos no Teatro de Animação no Brasil - http://formasanimadas.wordpress.com/category/teatro-de-animacao/
· PeQuod – teatro de animação - http://www.pequod.com.br/
· Trip – teatro de animação - http://www.tripteatro.com.br/
· Teatro de bonecos – transformações na poética da linguagem: http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/cenicas/Valmor%20-%20Katia.pdf
·
Teatro de objetos, uma prática contemporânea do teatro
de animação - http://www.fav.ufg.br/seminariodeculturavisual/images/anais_2012/61_teatro_de_objetos.pdf
Vídeos:
- "Dos Primórdios da luz natural, à contemporaneidade da luz simulada" - http://www.youtube.com/watch?v=ABJmOEAJpnM&feature=related
- Iluminação de palco - http://www.youtube.com/watch?v=biK8Osz90_4&feature=related
- Fundamentos da iluminação cênica - http://www.youtube.com/watch?v=8VV0y8yEucI
- Elementos do espaço cênico - http://www.youtube.com/watch?v=QLbrldzbpmQ
- O avesso do Figurino - http://www.youtube.com/watch?v=bKN9FIKmis8&feature=plcp
- Rastros do Processo Criativo - http://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4&feature=plcp
- Profissão teatro - bloco 1 - http://www.youtube.com/watch?v=RbietjPvjr4&feature=related
- Profissão do teatro - bloco 2 - http://www.youtube.com/watch?v=fqxNvv_xTig&feature=relmfu
- Equipe dramática ou Teatral - http://www.youtube.com/watch?v=PlKFJX3-sS8
- Especial Diretores - documentários - http://www.youtube.com/watch?v=MxH_iNEg29Q&feature=related
- Profissões - Diretor de teatro - http://www.youtube.com/watch?v=V2dH_zxGlOU&feature=related
- Artes Cênicas - Programa "na Real" - http://www.youtube.com/watch?v=Kxyyzmruhh0&feature=related
- Qual é a Boa, Profissão? Curso de Artes Cênicas - http://www.youtube.com/watch?v=2XQAwuGf0Fk&feature=related
- Artes Cênicas - Josemir Kowalick - http://www.youtube.com/watch?v=jkOfODawmKU&feature=related
- No Telecurso - Teatro aula 1: O mundo é um palco? -http://www.youtube.com/watch?v=EPalUWTcGqY&feature=related
- No Telecurso - Teatro aula 2: O teatro reflete a vida? - http://www.youtube.com/watch?v=t2x85FFMDFA&feature=relmfu
- No Telecurso - Teatro aula 3: Um palco do tamanho do mundo - http://www.youtube.com/watch?v=hEVJZjn2r8Y&feature=relmfu
- No Telecurso - Teatro aula 4: Teatro: ficção ou realidade? - http://www.youtube.com/watch?v=T-aJyUm7uqo&feature=relmfu
- No Telecurso - Teatro aula 5: Teatro pra quê? - http://www.youtube.com/watch?v=Zhb7OwhfFOU&feature=relmfu
- Fala Sério - Por que fazer teatro? http://www.youtube.com/watch?v=pUry00t1rac
- Benefícios do teatro - http://www.youtube.com/watch?v=aedh9kYUmkY&feature=related
- Iluminação em Teatro - "Dos Primórdios da luz natural, à contemporaneidade da luz simulada" - http://www.youtube.com/watch?v=ABJmOEAJpnM&feature=related
- Iluminação de palco - http://www.youtube.com/watch?v=biK8Osz90_4&feature=related
- Fundamentos da iluminação cênica - http://www.youtube.com/watch?v=8VV0y8yEucI
- Cenografia - Elementos do espaço cênico - http://www.youtube.com/watch?v=QLbrldzbpmQ
- Mike & Thomas - Lejo - http://www.youtube.com/watch?v=yWOVyZ4gsbw
· João e Maria perdidos! Teste de animação com bonecos de Teatro de sombras - http://www.youtube.com/watch?v=XPcBE-e3My8
· Zooilógico - Cia. Truks - http://www.youtube.com/watch?v=N2vZR8hYl_Q
· Patinho Feio - GATS - A pata e a Perua - http://www.youtube.com/watch?v=wpGDjlGTPIc
· Cabeça Oca - Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas - http://www.youtube.com/watch?v=FQur-Omx2Q4
· Entrevista O Circo dos Objetos - http://www.youtube.com/watch?v=si9-snwXWUg
· Giramundo – Pinocchio - http://www.youtube.com/watch?v=56l4QOBSNJE
___________________
- Avaliação
O
grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes
critérios:
|
|
5
|
Participou
ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e
profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações
importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e
criativo.
|
4
|
Participou
nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os
temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.
|
3
|
Participou
pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi
regular.
|
2
|
Esteve
presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.
|
1
|
Não
participou na atividade.
|
As
apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
|
|
5
|
A
apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A
argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e
criativa.
|
4
|
A
apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A
argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta.
|
3
|
A
apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A
argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação
parcialmente correta.
|
2
|
A
apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A
argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação
insuficiente.
|
1
|
A
apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A
argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.
|
________________________
- Conclusão
Ao
realizar esta webquest o grupo
pode entrar em contato com as profissões e funções do espetáculo teatral, a
interface com a tecnologia e a possibilidade de inserção no mercado de
trabalho, o teatro de animação e suas modalidades, sistematizando e
socializando suas descobertas por meio de um seminário. Material este que
servirá de subsídio teórico para a próxima situação de aprendizagem.
________________________
- Créditos
Webquest
elaborada pelos PCNP:
Erika
Rodrigues Vieira – DER Miracatu _ PCNP Tecnologia
Evania
Escudeiro – DER Caraguatatuba_ PCNP Arte
Márcia
Rolim Pellissari – DER Itararé _ PCNP Tecnologia
Marcos
Scarabello - DER Adamantina_ PCNP Arte
ANEXO II
TEMAS DE PESQUISA PARA DIVISÃO DOS GRUPOS
Profissões do Espetáculo
Teatral com funções:
|
|||
Técnicas
|
Artísticas
|
De comunicação e imagem
|
Administrativas
|
Assistente
de direção de cena
|
Aderecista
|
Assessores
de imprensa
|
Aprovisionamento
|
Cabeleireira
de cena
|
Assistente
de encenação
|
Relações
públicas
|
Departamento
comercial
|
Chefe
de audiovisuais
|
Ator – manipulador/ animador
|
Técnicos
de Marketing
|
Departamento
de pessoal
|
Chefe
eletricista
|
Atores
|
|
Diretor
administrativo
|
Chefe
maquinista e de montagem
|
Bailarinos
|
|
Diretor
de tournée
|
Contra
- regra
|
Bonequeiro
|
|
Diretor
financeiro
|
Costureira
de cena
|
Cantores
|
|
Expediente
e arquivo
|
Diretor
de cena
|
Cenógrafos
|
|
|
Diretor
de produção
|
Coreografo
|
|
|
Diretor
técnico
|
Diretor artístico
|
|
|
Equipe
de Aderecistas
|
Dramaturgista
|
|
|
Maquilhadora
de cena
|
Encenador
|
|
|
Mestra
de guarda-roupa
|
Figurantes
|
|
|
Técnicos
de luz
|
Figurinistas
|
|
|
Técnicos
de som e vídeo
|
lIuminador/
luminotécnico/ light designer
|
|
|
Zeladora
de guarda-roupa
|
Ponto
|
|
|
|
Roteirista
|
|
|
|
Sonoplasta/sound designer
|
|
|
ANEXO
III
DEFINIÇÃO DAS PROFISSÕES E FUNÇÕES DO
ESPETÁCULO TEATRAL
1. Profissões com
funções técnicas
Equipe de Aderecistas: Executam os adereços que foram pedidos pelo encenador ou cenógrafo e
desenhados ou projetados pelo aderecista.
Assistente de direção de cena: Reporta ao diretor de cena responsável por um determinado espetáculo.
Elabora as tarefas e rotinas do gabinete, segundo a orientação dos seus
superiores. É responsabilizado e executa as funções de gestão sempre que lhe
forem atribuídas e confiadas pelos seus superiores em determinados espetáculos.
Cabeleireira de cena: Executa os penteados, aplica as perucas, os bigodes, as barbas, etc.
Chefe de audiovisuais: Gere os materiais e equipamentos, bem como a equipe de audiovisuais.
Chefe eletricista: Responsável pela parte elétrica de cena e pela gestão da respectiva
equipe.
Chefe maquinista e de montagem: Responsável pela montagem do cenário do espetáculo e gestão da
respectiva equipe.
Contra – regra: Depende da direção de cena e é responsável pela aquisição, manutenção e
utilização dos adereços que compõem o espetáculo. Os assistentes de direção de
cena acabam também por executar estas funções.
Costureira de cena: Executante de guarda-roupa. Durante os espetáculos está no palco, de
prevenção, para que possa resolver quaisquer anomalias com os figurinos.
Diretor de cena: Responsável pelos ensaios e espetáculos, pode também acumular funções de
assistente de encenação. Gere a componente técnica e artística, é a pessoa com
mais responsabilidade depois de o espetáculo estrear; deve ser um supervisor,
mantendo a qualidade artística e técnica do espetáculo até ao final da carreira
do mesmo. Tem por obrigação certificar-se diariamente de que estão reunidas as
condições para que se possa abrir a sala ao público e começar um espetáculo. Se
houver necessidade de substituição ou reparação de materiais referentes ao
espetáculo, deve disso informar a direção técnica.
Diretor de produção: Gestor do orçamento e responsável pelo cumprimento dos prazos
estabelecidos faz ainda a contratação de todos os elementos (técnicos e
artísticos), bem como a elaboração dos contratos em colaboração com o jurista
do teatro. Gere os diferentes orçamentos em conjunto com as outras direções e
faz a articulação entre elas. Assegura os contactos de venda dos espetáculos e
respectiva digressão. Tem ainda a responsabilidade logística dos artistas e da
equipa técnica, a marcação de viagens, carros, hotéis, refeições, etc.
Diretor técnico: Responsável por toda a área técnica coordena todos os sectores técnicos,
a manutenção de equipamentos técnicos e de palco e a aquisição de novos
equipamentos. É o coordenador da equipa técnica (iluminação, sonoplastia,
guarda-roupa, serralharia, maquinistas carpinteiros). Tem ainda a seu cargo a
construção e a execução do projeto de maquete, apresentado pelo cenógrafo.
Acompanha toda a montagem de espetáculo até o dia da estréia.
Maquilhadora de cena: Executa a maquilhagem decidida pelo encenador.
Mestra de guarda-roupa: Responsável pela execução dos figurinos que foram criados pela (o)
figurinista. Chefia a equipe de costureiras.
Técnicos de luz: São os técnicos de luz que integram a equipe.
Técnicos de som e vídeo: São os técnicos de som e de audiovisuais que integram a equipe.
Zeladora de guarda-roupa: Ocupa-se da manutenção do guarda-roupa, lavagem, passagem a ferro,
limpeza a seco, etc. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.
2.
Profissões com funções artísticas
Atores: Intérpretes
dramáticos.
Aderecistas: Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo,
coroas, máscaras, bustos, flores, etc.).
Assistente de encenação: Apóia o encenador: No caso de assistente do encenador de uma ópera, deve
ser entendido em música e ter a possibilidade de seguir uma partitura.
Bailarinos: Em regra, na ópera, são contratadas para cada produção específica e
consoante as necessidades do espetáculo.
Cantores: Intérpretes vocais.
Cenógrafo: Criador da cenografia.
Coreógrafo: Criador da coreografia.
Diretor artístico: Responsável pela programação ou coordenação de espetáculos em uma
instituição Cultural.
Dramaturgista: Elemento que escreve e faz pesquisa sobre o tema do espetáculo.
Contextualiza um texto histórico no tempo e no espaço, apresenta outras
possíveis leituras para um determinado texto dramático, escreve e/ou seleciona
textos de apoio para o programa do espetáculo, etc.
Roteirista: Elemento que escreve o texto dramático, vulgarmente chamado também de
autor.
Encenador: Encena o espetáculo. Criador e responsável pela criação artística
é a pessoa com mais importância na pirâmide. A ele competem as decisões da
escolha do elenco, dos outros criativos que em conjunto irão criar o
espetáculo. É da sua responsabilidade a criação do espetáculo até ao ensaio
geral, é ele quem marca a encenação, as entradas dos artistas em cena, as mudanças
de cena, o intervalo, etc. Depois do ensaio geral, esta responsabilidade passa
para o diretor de cena.
Ensaiadores: Ensaiam os bailarinos, individualmente ou por cenas, antes de se
iniciarem os ensaios corridos no palco.
Figurantes: Estudantes de Canto, Teatro ou Dança e que fazem figuração e pequenos
papéis. Os figurantes, regra geral, não cantam, falam ou dançam.
Figurinista: A pessoa que cria e concebe (por vezes em conjunto com a mestre de
guarda-roupa) os figurinos do espetáculo.
lIuminador /luminotécnico /light
designer: Criador da
iluminação.
Maestro: Diretor
musical é ele quem estabelece as regras,
tempos e o caráter musical da obra que se irá interpretar.
Maestro do coro: Responsável pelo coro, é ele quem define e ensaia a obra musical que se
irá interpretar.
Maestro ponto: Dá as entradas musicais aos cantores.
Mestres de bailado: São professores de dança mais qualificados.
Músicos: Podem
pertencer a uma orquestra, conjunto ou atuar a solo. Interpretam
instrumentalmente a obra musical.
Pianista correpetidor: Ensaia os cantores ou que acompanha as aulas de dança e os ensaios,
quando ainda não há orquestra.
Ponto: Está
escondido, seguindo o texto e dando deixas aos atores no caso de eles se
esquecerem de partes do texto, essencialmente. Apoia durante os ensaios a
memorização do texto por parte dos atores.
Professores de canto: Professores que regularmente preparam, ao nível vocal, os cantores.
Solista: Interprete
instrumental ou vocal de uma obra musical
Sonoplasta/sound designer: Criador da banda musical do espetáculo.
3.
Profissões com funções de comunicação e imagem
Relações públicas São os responsáveis pela imagem do teatro e têm a seu cargo os seguintes
setores: bilheteiras; frente de casa; bares; loja; e venda de programas e merchandising.
Organizam as estreias, enviam os convites e recebem os convidados e o público
em geral. É o departamento que organiza o protocolo quando há necessidade
disso.
Técnicos de Marketing: Exercem as funções relacionadas com a publicidade dos espetáculos, por
vezes estão encarregados dos patrocínios e mecenato, em colaboração com outros
serviços para esta área que, eventualmente, existam no teatro, etc.
Assessores de imprensa: Exerce as relações de comunicação com o exterior, através da imprensa; trabalham
com os jornalistas e com toda a comunicação social.
4. Profissões com funções administrativas
Diretor administrativo: Responsável máximo da instituição;
Diretor financeiro: Gere o orçamento geral da instituição;
Departamento comercial: Responsável pelos patrocínios e mecenato para o teatro, aluguer das
salas, etc.
Departamento de pessoal: Processa os ordenados e a gestão de pessoal.
Aprovisionamento: Compras e gestão de stocks de equipamentos diversos;
Expediente e arquivo: Correspondência e responsáveis pelo arquiva dor geral;
Nota Todas estas funções, variam de teatro para
teatro. Em tournée, o Diretor de tournée acumula várias
das funções descritas.
ANEXO IV
PARA SABER MAIS
Vamos
escrever um roteiro de teatro? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33379
Recreio
com História – Mateus - http://www.youtube.com/watch?v=--2W5jOJLEI
Como
trabalhar com teatro
Como
fazer uma peça de teatro pra escola - http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html
Como
Escrever Uma Peça De Teatro - http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html
O
texto teatral - Uma linguagem encenada - http://www.portugues.com.br/redacao/texto/o-texto-teatral---uma-linguagem-encenada-.html
Jogos
Teatrais: o fichário de Viola Spolin / Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien
Koudela – 2ª Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2006
http://gestaodasartes.no.sapo.pt/data/Prof_espectaculo.pdf http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=264
http://www.youtube.com/watch?v=_1o0GvfzHOM – Performance de Michel Groisman
http://www.youtube.com/watch?v=B0606CrRdtE&feature=related - Happening - Asociacion
Cultural Inspiral – Ibiza/2008
Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=0KBCuELcx2Y (acesso em 12/09/12) - Teatro de bonecos – TV UFOP
Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=jr39GvQ1t2I&feature=related (acesso em 12/09/12) –
Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Desvendando o Teatro - http://www.desvendandoteatro.com/tcnicos.htm
Atores Profissionais do Teatro - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300014
Profissões e funções do espetáculo - http://gestaodasartes.no.sapo.pt/data/Prof_espectaculo.pdf
Vídeos:
O avesso do Figurino - http://www.youtube.com/watch?v=bKN9FIKmis8&feature=plcp
Rastros do Processo Criativo - http://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4&feature=plcp
Profissão teatro - bloco 1 - http://www.youtube.com/watch?v=RbietjPvjr4&feature=related
Profissão do teatro - bloco 2 - http://www.youtube.com/watch?v=fqxNvv_xTig&feature=relmfu
Equipe dramática ou Teatral - http://www.youtube.com/watch?v=PlKFJX3-sS8
Especial Diretores - documentários - http://www.youtube.com/watch?v=MxH_iNEg29Q&feature=related
Profissões - Diretor de teatro - http://www.youtube.com/watch?v=V2dH_zxGlOU&feature=related
Artes Cênicas - Programa "na Real"
- http://www.youtube.com/watch?v=Kxyyzmruhh0&feature=related
Qual é a Boa, Profissão? Curso de Artes Cênicas
- http://www.youtube.com/watch?v=2XQAwuGf0Fk&feature=related
Artes Cênicas - Josemir Kowalick - http://www.youtube.com/watch?v=jkOfODawmKU&feature=related
No Telecurso - Teatro aula 1: O mundo é um palco? -http://www.youtube.com/watch?v=EPalUWTcGqY&feature=related
No Telecurso - Teatro aula 2: O teatro reflete a
vida? - http://www.youtube.com/watch?v=t2x85FFMDFA&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 3: Um palco do tamanho
do mundo - http://www.youtube.com/watch?v=hEVJZjn2r8Y&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 4: Teatro: ficção ou
realidade? - http://www.youtube.com/watch?v=T-aJyUm7uqo&feature=relmfu
No Telecurso - Teatro aula 5: Teatro pra quê? - http://www.youtube.com/watch?v=Zhb7OwhfFOU&feature=relmfu
Fala Sério - Por que fazer teatro? http://www.youtube.com/watch?v=pUry00t1rac
Benefícios do teatro - http://www.youtube.com/watch?v=aedh9kYUmkY&feature=related
Guia do Ator - http://www.guiadoator.com.br/
Iluminação em Teatro - "Dos Primórdios da luz natural, à contemporaneidade da luz
simulada" - http://www.youtube.com/watch?v=ABJmOEAJpnM&feature=related
Iluminação de
palco - http://www.youtube.com/watch?v=biK8Osz90_4&feature=related
Fundamentos
da iluminação cênica - http://www.youtube.com/watch?v=8VV0y8yEucI
ANEXO V
Ficha Técnica: SOFTWARE
EDUCACIONAL – VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA
Título:
|
Vamos
escrever!: projetos de escrita interativa
|
Tipo do
recurso:
|
Software
Educacional
|
Objetivo:
|
Permitir
ao aluno a produção de diferentes tipos de textos, utilizando software de
edição de textos
|
Descrição
do recurso:
|
Apresenta
um software de edição de texto, no qual o aluno poderá desenvolver variadas
atividades de produção de textos. Neste editor de texto o aluno poderá
desenvolver as seguintes atividades: oficina de textos, contar uma história,
fazer uma revista, brincar com jogos de palavras e também criar uma peça
teatral. Todas essas atividades no editor de textos possuem um aspecto
gráfico cativante, onde o aluno interage com o texto que criou inserindo
imagens, utilizando a sua criatividade para produzir textos dinâmicos
|
Observação:
|
Vamos
escrever!: projectos de escrita interactiva foi realizado por solicitação do
Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação e financiado pelo
PRODEP. O seu desenvolvimento foi realizado pela CIBEN Multimédia. Para
instalar o progama deve: 1. Descompactar os ficheiros .zip para uma pasta no
seu computador; 2. Deve carregar no instalar.exe, para começar a instalação
|
Componente
Curricular:
|
Ensino
Fundamental Final::Língua Portuguesa
|
Tema:
|
Educação
Básica::Ensino Fundamental Final::Língua Portuguesa::Língua oral e escrita:
prática de escuta e de leitura de textos
|
Autor(es):
|
Segura,
Joaquim; Niza, Ivone
|
Idioma:
|
Português
(pt)
|
País:
|
Nigéria
(ng)
|
Fonte
do recurso:
|
Ministério
da Educação de Portugal, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento
Curricular
|
Endereço
eletrônico:
|
|
Data de
publicação:
|
2007-05
|
Detentor
do direito autoral:
|
Ivone
Niza; Joaquim Segura
|
Licença:
|
Autorização
por email dada pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da
Educação (MEC) que permite: copiar, distribuir, exibir, traduzir e executar
as obras e ainda criar obras derivadas, sob as seguintes condições: deve-se
dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou
licenciante; é proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais; para
cada novo uso ou distribuição, devem-se deixar claras as licenças de uso
desta obra
|
Submetido
por:
|
Universidade
de Brasília (UnB)
|
URI:
|
|
Disponível
em:
|
[1]SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens,
códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. p. 21.
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